Teatro de animação: oito grupos de diferentes estados se apresentam em Florianópolis nesta quinta-feira
Doze apresentações com oito grupos teatrais de diferentes estados brasileiros movimentam o segundo dia do 1º Festival Internacional de Teatro de Animação – FITA, que acontece em Florianópolis até dia 24/06, domingo, e também em Jaraguá do Sul, dias 22 e 23.
A programação da quinta-feira, dia 21/6, inclui atrações nacionais, de São Paulo, Brasília e Porto Alegre, um grupo de Criciúma (SC) e dois de Florianópolis. Além dos espe´´em táculos, acontecerá a Conversa com os Grupos, para troca de experiências, com os artistas dos grupos Tàbola Rassa, da Espanha, e Truks, de São Paulo. O encontro, todos os dias com grupos diferentes, acontece das 17h às 19h, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. No mesmo local, das 13h30 às 17h acontecerá a oficina “Falar com as Mãos”, ministrada pelo argentino Sergio Mercurio, que também participa do festival com o espetáculo “El Titiritero de Banfield”.
O renomado grupo paulista “Cia. Truks” traz o espetáculo “O Senhor dos Sonhos” em três horários: às 10h, 15h e 20h, sempre no auditório do Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Também de São Paulo, os animadores do “Morpheus” encenam “O Princípio do Espanto”, dirigido ao público adulto: às 20h, no Teatro da UFSC. “O Romance do Vaqueiro Benedito”, do grupo brasiliense “Mamulengo Presepada” tem dupla apresentação no Teatro da Ubro, às 15h e 20h.
Às 12h30 a “Cia. Gente Falante“ apresenta a peça “Quatro Contos”, dirigida a todas as idades. O grupo gaúcho irá se apresentar dentro do Projeto 12:30, que acontece semanalmente neste horário, e busca, ao lado da música, promover também o teatro e a dança. A presença de um grupo estadual fica por conta do “Cirquinho do Revirado”, de Criciúma, com o espetáculo “O Sonho de Natanael”, às 10h e 15h, no Teatro da UFSC.
Além dessas atrações, dois grupos de Florianópolis integram a programação de quinta-feira. A “Turma do Papum” e o “Teatro Jabuti” se apresentam às 16h, respectivamente, no Largo da Alfândega (centro) e no Casarão da Lagoa (Lagoa da Conceição), com os espetáculos “Ilha dos Carijós” e “Eleontina”. Os interessados em conhecer de perto a estrutura do teatro de bonecos têm na exposição de fotos do livro “Vida de Boneco”, que acontece todos os dias no Centro de Cultura e Eventos da UFSC (na quinta-feira, das 9h às 21h), uma excelente oportunidade. No mesmo, lugar estarão expostos também bonecos dos grupos catarinenses que participam do festival.
Veja a programação do festival, sinopses com fotos dos espetáculos e outras informações no site www.fita.ufsc.br
Leia também:
1º Festival Internacional de Teatro de Animação – FITA
Realização
Iniciativa e Coordenação Geral: Sassá Moretti
Coordenação Executiva: Zélia Sabino
Universidade Federal de Santa Catarina
Pró-Reitoria de Cultura e Extensão
Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis
Departamento Artístico Cultural – DAC
Apoio Cultural
MARISOL S.A.
BRASIL TELECOM
FUNCULTURAL – Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina
Apoio Institucional
Udesc – Universidade do Estado de Santa Catarina
Fundação Franklin Cascaes
Fundação Catarinense de Cultura
Contatos
Sassá Moretti, sassamoretti@hotmail.com, Tel: (48) 3236-1223 ou 9967-5424
Zélia, zelia@dac.ufsc.br, Tel: (48) 3721-9348 e 3721-9447 ou 8407-7593
Lene, lene@turmapapum.com.br, Tel: (48) 3335-0005 ou 9916-4868
Festival: fita@dac.ufsc.br ou fitafloripa@hotmail.com
DAC – Departamento Artístico Cultural da UFSC
Praça Santos Dumont – Igrejinha e Teatro da UFSC
88040-900 – Trindade – Florianópolis – SC
www.dac.ufsc.br
Fonte: [CW e MMatos] – DAC-PRCE-UFSC – Assessoria de Imprensa do FITA
























