Teatro de Animação: grupos de Itajaí, Porto Alegre e o espanhol “Tàbola Rassa” estão entre as atrações de sexta

21/06/2007 19:06

Experimentus - Menino do Dedo Verde

Experimentus - Menino do Dedo Verde

Nesta sexta-feira, dia 22/6, o 1º Festival Internacional de Teatro de Animação – FITA inicia com dois espetáculos pela manhã. A “Cia. Gente Falante”, de Porto Alegre, apresenta o espetáculo “4 Contos”, às 9h30, no Hospital Infantil Joana de Gusmão. Um pouco mais tarde, às 10h, o espetáculo “O Menino do Dedo Verde” é encenado pela “Cia. Experimentus”, de Itajaí, no teatro da UBRO (Rua Pedro Soares, Centro).

No período da tarde, o FITA segue com três espetáculos no horário das 15h. No Teatro da UFSC, o “Grupo Pesquisa Teatro Novo” de Florianópolis apresenta a peça “Sonhos”. Também na universidade, no auditório do Centro de Cultura e Eventos, o grupo espanhol “Tàbola Rassa” encena “El Avaro, de Molière”. A “Cia. Experimentus” repete a apresentação da manhã no Teatro da UBRO. Às 16h a “Cia. Gente Falante” apresenta novamente o espetáculo “4 Contos”, desta vez no Largo da Alfândega (Centro). No mesmo horário a “Turma do Papum” apresenta a “Ilha dos Carijós”, no Casarão da Lagoa (Lagoa da Conceição).

Morpheus - O princípio do espanto

Morpheus - O princípio do espanto

Três apresentações às 20h fecham a programação do terceiro dia do Festival. O grupo paulista “Morpheus” leva ao Teatro da UBRO o espetáculo “O Princípio do Espanto” e, no Teatro da UFSC, o “Grupo Pesquisa Teatro Novo” reapresenta a peça “Sonhos”. O espanhol “Tàbola Rassa” também oferece nova oportunidade ao público, reapresentando “El Avaro” no Centro de Cultura e Eventos.

A Conversa com os Grupos desta sexta-feira, para troca de experiências entre público e bonequeiros, será com os artistas dos grupos Mamulengo Presepada, de Brasília, e Morpheus, de São Paulo com a presença de integrantes de outros grupos e do público interessado. O encontro, cada dia com grupos diferentes, acontece das 17h às 19h, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, e tem entrada franca.

Para quem estiver interessado em conhecer de perto o trabalho dos bonequeiros e o teatro de animação em geral, a exposição de fotos do livro “Vida de Boneco”, em conjunto com a exposição de bonecos dos grupos de Santa Catarina, pode ser visitada das 9h às 21h no Centro de Cultura e Eventos. Antes de cada espetáculo no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, no hall das exposições, haverá Mostra de Teatro em Miniaturas (Lambe-lambe): Antônio Leopolski, de Joinville (SC), apresenta “Los Hermanitos” (infantil) e “No Jardim da Infância” (para adultos). Mery Petty apresenta “A cobra e o vagalume”. A Turma do Papum traz dois Lambe-Lambes: “A Cripta” e “História de Natal”.

Sinopses dos espetáculos de sexta-feira, 22/6

EL AVARO de Molière – Tábola Rassa (Espanha)

O teatro de objetos propõe um olhar diferente sobre o mundo que nos rodeia, um convite para perceber em cada objeto as trilhas geradas pela humanidade. É esta dimensão humana dos objetos que o espetáculo trata de revelar-nos. Nesta adaptação da obra de Molière, não é o dinheiro o que todos cobiçam, mas a água. Os protagonistas desta comédia visionária são torneiras, tubos e mangueiras – recipientes de todo tipo.e-mail: tabolarassa@yahoo.es

Direção: Olivier Benoit e Miquel Gallardo – Duração: 01h 30 min.

O PRINCÍPIO DO ESPANTO – Teatro Morpheus (São Paulo, SP)

Um homem descobrindo não ser o que pensava, procurando nas palavras de um livro, o que as palavras não dizem. Um boneco, encantado pelo que vê, pelos objetos que encontra, enchendo-se de desejos, apaixonando-se, festejando, fracassando. Homem e boneco em uma relação sem palavras. Ambos procurando… o que as palavras não dizem.

e-mail: morpheusteatro@hotmail.com

Direção: Luiz Andrade – Duração: 55 min.

4 CONTOS PARA TEATRO DE BONECOS – Cia. Gente Falante (Porto Alegre, RS)

Quatro contos populares latino-americanos, quatro histórias que falam do nosso cotidiano, das nossas dificuldades, das nossas reações risíveis e nossas imperfeições com muito bom humor e simplicidade. Essa é a proposta, reproduzir com um mínimo de recurso, a arte dos brincantes mambembes da América Latina, os bonecos de luva e de vara a contar os “causos” que o povo conta com uma linguagem acessível para toda a família.

e-mail: ciagentefalante@terra.com.br

Direção: Paulo Fontes – Duração: 40 min.

O MENINO DO DEDO VERDE – Cia. Experimentus (Itajaí, SC)

Na cinzenta cidade de Mirapólvora mora um menino a quem todos chamam de Tistu, aliás, dizem por todos os cantos que ele não é como as outras crianças. Numa de suas aulas de jardinagem ele descobriu ter um dom mais que especial: um polegar verde capaz de fazer brotar plantas nos lugares mais improváveis.

e-mail: danielolivetto@gmail.com

Direção: Marcelo F. de Souza – Duração: 38 min.

ILHA DOS CARIJÓS – Turma do Papum (Florianópolis, SC)

Conta histórias, costumes, tradições e crenças de Florianópolis, através de dois personagens humanos e 15 bonecos de manipulação direta, construídos em látex pela própria companhia. Blog: turmadopapum.blogspot.com

Direção: Sérgio Tastaldi – Duração: 45 min.

SONHOS – Grupo Pesquisa Teatro Novo / UFSC (Florianópolis, SC)

Um caleidoscópio formado por cenas que retratam “pedaços da natureza” e a interferência do homem, aspectos culturais da Ilha. Propõe que o público possa imaginar sua própria história. Nascido da união de várias técnicas, consegue transformar-se no palco, fazendo um convite ao SONHO, pois sonhar é imprescindível.

e-mail: carmenfossari@yahoo.com.br

Direção: Carmen Fossari – Duração: 55 min.

Veja fotos e outras sinopses no link Grupos e Espetáculos do site www.fita.ufsc.br

Realização

Iniciativa e Coordenação Geral: Sassá Moretti

Coordenação Executiva: Zélia Sabino

Co-Produção Executiva: Estúdio Sérigo Tastaldi

Universidade Federal de Santa Catarina

Pró-Reitoria de Cultura e Extensão

Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis

Departamento Artístico Cultural – DAC

Apoio Cultural

MARISOL S.A.

BRASIL TELECOM

FUNCULTURAL – Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina

Apoio Institucional

Udesc – Universidade do Estado de Santa Catarina

Fundação Franklin Cascaes

Fundação Catarinense de Cultura

Contatos

Sassá Moretti, sassamoretti@hotmail.com, Tel: (48) 3236-1223 ou 9967-5424

Zélia, zelia@dac.ufsc.br, Tel: (48) 3721-9348 e 3721-9447 ou 8407-7593

Lene, lene@turmapapum.com.br, Tel: (48) 3335-0005 ou 9916-4868

Festival: fita@dac.ufsc.br ou fitafloripa@hotmail.com

DAC – Departamento Artístico Cultural da UFSC

Praça Santos Dumont – Igrejinha e Teatro da UFSC

88040-900 – Trindade – Florianópolis – SC

www.dac.ufsc.br

Fonte: [CW e MMatos] – DAC-PRCE-UFSC – Assessoria de Imprensa do FITA