Seminário aborda as diferenças para a inclusão social

20/06/2007 13:38

O Núcleo de Estudos da Criança, Adolescente e Família (Necad), com a contribuição dos palestrantes e apoio da Pró–Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), promove o Seminário “Conhecendo as Diferenças: Luta por uma Sociedade Inclusiva”, nos dias 21 e 22 de junho. Um dos objetivos é trazer discussões para o evento que permitam o entendimento das dificuldades e preconceitos, a fim de construir e implementar políticas sociais que levem a uma sociedade inclusiva.

Segundo os organizadores do evento, a questão da deficiência é decorrente de um modelo de normalidade historicamente criado. “As pessoas com deficiência foram e são entendidas, em muitos espaços, como ‘incapazes’ por serem consideradas fora do padrão imposto como normal”. Portanto, de acordo com o exposto pela organização do seminário, não devemos ficar inertes diante da realidade que oprime e exclui pessoas que são imprescindíveis para se ter uma sociedade plural. “Cremos que não basta a indignação frente às situações de opressão, mas agir diante do que se presencia. Quando sairmos da posição de espectadores para sermos sujeitos atuantes em prol da justiça social, contribuíremos, efetivamente, com a mudança da realidade”.

As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas momentos antes do primeiro debate ou no início do segundo, no dia seguinte. Posteriormente serão emitidos certificados de participação para os inscritos.

Programação:

21/6 – Debate “A construção das políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência” – Das 18h20min às 21h20min, no auditório do Centro Sócio-Econômico (CSE).

Palestrantes:

* Profª. Drª. Beatriz Augusto Paiva – DSS/CSE/UFSC

* Carmem Lúcia da Silva, assistente social – Secretaria de Estado da * Segurança Pública e Defesa do Cidadão / PLIAT

* Elisabeth Ferrer, assistente social – Previdência Social / Florianópolis

22/6 – Debate “O agir frente às situações de exclusão: processo de inclusão das pessoas com deficiência” – Das 8h20min às 11h20min, no auditório do Centro Socio-econômico (CSE).

Plalestrantes:

* Arno Kummer, engenheiro e vice-presidente do CONEDE / SC

* Anselmo Alves, advogado e membro da Comissão de Acessibilidade da OAB / Florianópolis

* Prof. Luciano Lazzaris Fernandes – DEF/CED/UFSC

Informações: selmaggomes@yahoo.com.br ou manoelavalenca@yahoo.com.br.

Por Lívia Helena Freitas/Bolsista de Jornalismo da Agecom.