Seis de Junho – Dia Nacional de Prevenção de Acidentes por Queimaduras

06/06/2007 14:36

Seis de Junho é o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes por Queimaduras. Nessa data são realizadas ações que visam desenvolver a prevenção de acidentes que provocam queimaduras, com o objetivo de alertar a população em geral a respeito desse trauma, que pode ser considerado um problema de saúde pública em nosso país pelo alto índice de ocorrência da lesão.

As atividades são preconizadas pelo Comitê de Prevenção de Acidentes com Queimaduras da Sociedade Brasileira de Queimaduras, através de ações que objetivam a redução de acidentes provocados pela falta de cuidados no manuseio de combustíveis, álcool, velas, eletrodomésticos, fogos de artifício, etc, tanto por desconhecimento dos riscos como pela desinformação de atitudes preventivas.

No Brasil estima-se que cerca de 1 milhão de pessoas sofrem acidentes de queimaduras anualmente. Dessas, cerca de 100 mil são hospitalizadas em decorrência da lesão e cerca de 2.500 mortes diretas ou indiretas ocorrem devido ao trauma.

As crianças são atingidas com quase 50% dos casos, vindo em segundo lugar os adultos e posteriormente os idosos. Sendo que há variantes conforme o agente causal, por exemplo: na criança prevalece os acidentes com líquido aquecido e álcool líquido, enquanto que nos adultos prevalecem os acidentes de trabalho.

Das 100 mil pessoas hospitalizadas, mais da metade delas necessitam de cuidados após alta hospitalar como a fisioterapia, acompanhamento psicológico e cirurgias corretivas.

Existem no Brasil 58 centros de tratamento especializados em queimaduras, sendo a distribuição deles desigual entre as diversas regiões, prevalecendo uma maior concentração na região Sudeste, sendo que na região Sul do país temos somente quatro centros especializados.

Em Santa Catarina, temos dois Centros de Tratamentos de Queimados, um deles que atende adultos e crianças em Joinville, e outro que atende somente crianças em Florianópolis. Apesar da Capital ter no seu perímetro um aeroporto internacional, que por normas internacionais exige a existência de um Centro de Tratamento de Queimados nas proximidades, a mesma não possui um Centro que atenda as demandas locais, sendo os acometidos transferidos para Joinville ou Curitiba, quando necessário, ou acabam ficando internados em hospitais gerais, sem profissionais especializados na área.

Cabe ressaltar um fato recente ocorrido em Florianópolis com o incêndio criminoso de um supermercado, no dia 27 de abril, no Balneário de Ingleses, onde 35 pessoas ficaram feridas, sendo 15 delas com queimaduras, principalmente de vias aéreas, onde houve a transferência imediata de um paciente à Unidade de Queimados de Curitiba.

A prevenção deve começar em casa, no depósito e armazenamento correto de líquidos inflamáveis e combustíveis, assim como o acesso a esses produtos pelas crianças que deve ser restrito. Sem falar no cuidado com a proteção de tomadas e eletrodomésticos.

Neste ano a Sociedade Brasileira de Queimaduras estará realizando, no dia 6 de junho, na cidade de Aracaju-SE, o lançamento de uma campanha de prevenção voltada às características regionais do estado e do nordeste brasileiro, que possui nas festas juninas um grande evento causador de acidentes com queimaduras pelos fogos de artifício utilizados de maneira errônea, produtos de fabricação duvidosa, e por pessoas não habilitadas ao uso, além da campanha de prevenção de acidentes causados pelo álcool líquido que está sendo lançada nacionalmente.

Também em Aracaju, ocorre a V Jornada Brasileira de Queimaduras, onde a UFSC se fará presente através do professor do Curso de Medicina, Maurício José Lopes Pereima, e do mestrando em Saúde Pública da UFSC, o fisioterapeuta Juliano Tibola. Na ocasião, será apresentado um trabalho de casuística desenvolvido em parceria com a Unidade de Queimados do Hospital Infantil Joana de Gusmão e a Universidade Federal de Santa Catarina. O professor Pereima também participa da conferência “Manejo das Seqüelas em Pacientes com Substitutos Dérmicos”. O mestrando Juliano Tibola integra mesa- redonda na qual abordará o tema “Fisioterapia Respiratória e Cinesioterapia nas Queimaduras”.

Mais informações com Juliano Tibola, fone 48-9626136