Resultados do projeto “Humanizando Relações” são divulgados em palestra no HU
Um extenso corredor do Hospital Universitário, com um grupo de enfermeiras ao fundo, é fotografado por um paciente da ala cirúrgica, que dá à imagem o nome de “Corredor da Esperança”. “Tu entras e queres voltar sem ser paciente”, é a explicação que revela que as enfermeiras já se tornaram suas amigas. Essa foi uma das fotografias exibidas na palestra do grupo “ImageMágica”, que esteve no HU por uma semana.
O grupo “ImageMágica”, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), utiliza a fotografia como principal ferramenta na viabilização de seus trabalhos. A equipe distribui máquinas fotográficas para os pacientes do hospital e também para médicos, enfermeiras e acompanhantes, para que eles possam registrar o que desejarem. Essa atividade faz parte do projeto “Humanizando Relações”, criado em 2006.
Através dessas fotografias, é possível observar as relações dentro do hospital, pois o que cada pessoa escolhe para fotografar revela seu olhar sobre o objeto. Os principais resultados de experiências como essa podem ser vistos na melhora dos relacionamentos entre os internados e a equipe médica, no aumento da produtividade e em um menor período de internação.
No HU, o projeto foi desenvolvido em uma das alas cirúrgicas e na ala pediátrica, e teve a participação de mais de cem pessoas. Cenas comuns, como o sorriso de um bebê, o aperto de mãos entre paciente e médico e o pediatra cuidando da criança, agora deixam de passar despercebidas. Estão registradas nas 516 fotos tiradas durante esta semana no hospital.
Um dos participantes foi o paciente de sete anos, Kevin Ncekel de Freitas, que nunca havia fotografado antes. Em sua nova experiência, decidiu fotografar uma enfermeira. “Eu gostei dela”, conta ele com um sorriso tímido. Cada paciente recebeu um álbum para guardar as fotografias de recordação e pôde observar o trabalho dos colegas no mural “Humanizando”, exposto nas enfermarias.
O trabalho da equipe pode ser observado pelos sites www.humanizandorelacoes.com.br e www.imagemagica.org/br/default.asp
Por Ana Carolina Dall’Agnol/Bolsista de Jornalismo na Agecom