Programa de Formação Continuada para Professores da UFSC realiza nova capacitação

19/06/2007 15:31

O Programa de Formação Continuada (Profor) realiza nesta sexta-feira, 22/6, novas ações de capacitação para professores da UFSC. Será ministrada a partir de 8h a conferência “A Formação como instrumento para a motivação e o bem-estar dos professores”. No período da tarde, das 14h às 18h, haverá uma oficina com atividades práticas relacionadas à temática abordada na palestra. A conferência ocorre no auditório da reitoria da UFSC. A oficina será oferecida na Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (Fepese).

O ministrante será o professor Saul Neves de Jesus, da Universidade do Algarve (Portugal), que irá discutir sobre a situação atual de mal-estar docente. Os objetivos da capacitação são: contextualizar a situação atual de mal-estar docente, identificando alguns dos principais fatores; apresentar os resultados obtidos em diversas investigações que comprovam que a formação pode constituir um instrumento para a motivação e o bem-estar docente; apresentar um curso de formação já implementado que revelou permitir aumentar a motivação e o bem-estar docente, além de explicitar algumas das atividades práticas realizadas neste curso de formação.

O ministrante foi professor da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e atualmente é professor Catedrático da Universidade do Algarve, onde desempenha as funções de Presidente do Conselho Diretivo da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, de Diretor do Mestrado em Psicologia da Educação, de Diretor do Mestrado em Psicologia da Saúde e de Coordenador do Centro Universitário de Investigação em Psicologia.

Anteriormente Saul Neves desempenhou as funções de Diretor da Licenciatura em Psicologia, de Diretor do Departamento de Psicologia e de Presidente do Conselho Pedagógico da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Tem sido coordenador de diversos projetos de investigação, orientador de dezenas de teses de mestrado e doutoramento, autor de mais de centena e meia de comunicações em congressos nacionais e internacionais e tem publicados, em várias línguas, diversos livros e mais de uma centena de artigos científicos, centrados fundamentalmente sobre a promoção do bem-estar, motivação e formação profissional.

No Brasil tem sido também consultor de diversas revistas científicas, realizando conferências e cursos breves e participando em bancas de doutorado e de mestrado, bem como publicando artigos em diversas revistas científicas e capítulos de livros. Recentemente publicou o livro “Gestão do estresse, motivação e bem-estar docente”, pela Editora Mediação.

Em 1996 foi vencedor do prestigiado Prémio Rui Grácio, anualmente atribuído pela Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação à melhor obra publicada no domínio da educação em Portugal. Em 1998 foi distinguido com o troféu Personalidade do Ano – Educação, pela Associação da Imprensa Regionalista Algarvia (A.I.R.A.), e em 2000

foi-lhe atribuída a medalha de mérito pela Câmara Municipal de Olhão.

O Profor foi criado em 2002 pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG) e tem como propósito oferecer oportunidades de formação e atualização a todos os docente efetivos da universidade, através de cursos, palestras e outros eventos.

Os temas desenvolvidos nas atividades possuem enfoque em cultura geral, formação pedagógica e gestão universitária. Os professores em processo de estágio probatório devem cumprir carga horária mínima de 120 horas de atividades oferecidas pelo Profor.

Mais informações pelo telefone 3721-9932, com Adriana da Costa, ou no site www.reitoria.ufsc.br/profor/

Por Ana Carolina Dall’Agnol / Bolsista de Jornalismo na Agecom