Perspectivas para o ingresso no ensino superior é tema de mesa-redonda

04/06/2007 17:30

Com o objetivo de aprimorar os processos de acesso ao ensino superior no Brasil, as comissões de vestibulares das universidades brasileiras realizam o Seminário de Acesso ao Ensino Superior (Saes), que teve início nesta segunda-feira, dia 4, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC.

“Perspectivas para o Ingresso no Ensino Superior na América Latina” foi o tema da mesa-redonda desta manhã, com presença dos reitores Lúcio Botelho, da UFSC; Juan Zolezzi Cid, da Universidad de Santiago de Chile (USACH); Eduardo José Asueta, da Universidad Nacional de Entre Ríos (Uner) e do presidente da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) da UFSC, Edemir Costa.

Botelho fez uma retrospectiva sobre os métodos adotados nos processos de seleção da UFSC, como na época em que cada curso realizava seu próprio vestibular. O reitor também destacou o fato de que o ingresso de estudantes no ensino superior já é maior do que no ensino médio.

Juan Zolezzi Cid relatou a história da seleção universitária no Chile, desde as provas realizadas com base em aptidões dos candidatos, utilizadas no período de 1967 a 2003, às provas com base nos conhecimentos do ensino médio, aplicadas atualmente. O sistema de ingresso no país inclui escolas públicas e privadas, porém, para conseguir vaga nas instituições públicas, é necessário atingir a pontuação mínima de 475 pontos.

Já o reitor da Uner apresentou artigos da Constituição Argentina, sustentando o argumento de que a educação é um direito de todo indivíduo, não um privilégio, e que o Estado deve criar todas as condições necessárias para que este direito possa ser exercido.

Por fim, o presidente da Coperve destacou alguns pontos em relação ao sistema de ensino brasileiro. Segundo ele, desde os anos 90, a educação no Brasil está sofrendo uma deterioração acentuada, com a perda de recursos para as universidades. Costa falou sobre a preocupação com a expansão do ensino privado no Brasil, em que as instituições apenas formam o indivíduo para o mercado de trabalho, sem dedicação à pesquisa e à extensão.

O evento é uma integração de três outros seminários realizados nas cinco regiões brasileiras: o XXXI Seminário de Acesso ao Ensino Superior das Universidades do Norte e Nordeste (SAESSUN), o XI Seminário de Acesso ao Ensino Superior das Universidades do Centro-Oeste (Saesco) e o III Seminário de Acesso de Ensino Superior das Universidades Sul e Sudeste (SAESSUSE).

Informações na Comissão Permanente de Vestibular (Coperve) pelo telefone (48) 3721-9200.

Programação do evento e inscrições no site http://saes.coperve.ufsc.br

Por Ana Carolina Dall’Agnol / Bolsista de Jornalismo na Agecom