Núcleo de Estudos de Literatura, Oralidade e Outras Linguagens oferece Simpósio Roa Bastos de Literatura

28/06/2007 13:39

O II Simpósio Roa Bastos de Literatura – Corpo, papel e imagem – acontece no dia dois de julho, das 8h às 21h, no auditório Henrique Fontes do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC (CCE).

O evento tem como objetivo promover o debate e a divulgação de uma produção literária específica como a de Roa Bastos, que envolve romances, contos, roteiros de filme etc. Além disso, o simpósio pretende redefinir a fronteira entre o Brasil e a produção cultural Latino-Americana em geral, discutindo os novos suportes que a literatura de hoje aborda. Espera-se também divulgar a riqueza da cultura pluriétnica do Paraguai e de outros países latino-americanos.

De acordo com uma das organizadoras do evento, a professora do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras, Alai Garcia Diniz, Roa Bastos fez da “integração regional” uma bandeira de resistência. “Com a proposta de uma nova metáfora, o que se pretende é dar continuidade a essa atitude de reconhecimento e encontro transnacional para constatar que, em lugar de limite, isolamento e separação territorial de diferentes ‘comunidades imaginadas’, haja reencontro, reconhecimento de novas identidades que se fertilizam”, diz a professora.

Augusto Roa Bastos (1917–2005) foi escritor, poeta, dramaturgo, jornalista, roteirista de cinema e professor. Escreveu sua primeira peça de teatro aos treze anos de idade. Foi voluntário na guerra do Chaco, o que marcou profundamente a sua vida e obra. Devido à ditadura de Alfredo Stroessner, foi obrigado a exilar-se na Argentina, Espanha e França por mais de trinta anos. Entre suas obras mais famosas figuram “Hijo de Hombre” e “Yo el Supremo”. Agraciado com o Prêmio Miguel de Cervantes, tem trabalhos traduzidos em 25 idiomas.

O simpósio terá a presença dos escritores paraguaios Susy Delgado, Amanda B. Pedrozo e Luiz Hernaez. O evento é organizado pelo Núcleo de Estudos de Literatura, Oralidade e Outras Linguagens (NELOOL). Para quem participar dos dois períodos do encontro (manhã e tarde) será dado um certificado de dez horas de extensão.

Mais informações pelo telefone 8416-2854 ou pelo e-mail alai@cce.ufsc.br com a professora Alai Garcia Diniz.

Jéssica Lipinski/ Bolsista de Jornalismo na Agecom