Inscrições para o 50° Congresso da UNE terminam nesta sexta (29)

28/06/2007 12:38

Brasília vai reunir mais de 10 mil estudantes de todo o país entre 4 a 8 de julho: é o 50° Congresso da UNE (Conune), que vai comemorar os 70 anos da entidade e eleger seus novos representantes.

A programação inclui debates, painéis, plenárias, atos públicos, passeatas e diversas atividades culturais. Dentre os temas que serão discutidos estão Conjuntura Política, América Latina, Ciência e Tecnologia, Reforma Política, Saúde, Racismo, GLBTT, Esporte, Meio Ambiente e Direitos Humanos. Tem destaque as discussões sobre Reforma Universitária, políticas de Assistência Estudantil na universidade brasileira, sistema de Cotas, mercantilização do Ensino Superior e regulamentação do Projeto de Lei 6489/06, também conhecido como PL da UNE, que implanta medidas de controle no aumento das mensalidades do ensino particular. A questão do direito à meia-entrada estudantil em eventos culturais e esportivos, além do acesso ao Passe Estudantil no transporte público das grandes cidades também estão na lista dos debates.

Já confirmaram presença o Vice-presidente da República, José Alencar; o dirigente do MST, João Pedro Stédile; o economista Paul Singer; os deputados federais Ciro Gomes (PSB) e Aldo Rebelo (PC do B); o jornalista Mino Carta; os embaixadores da Venezuela Julio Garcia Montoya e de Cuba Pedro Juan Núñez Mosquera e os presidentes da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Arquimedes Ciloni, e do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), Paulo Marcos Rizzo. Os atores Victor Fasano e Christiane Torlone participarão de mesa sobre meio ambiente, representando o movimento “Amazônia para Sempre”, e o músico Tico Santa Cruz é convidado a debater a violência no país.

Para Gustavo Petta, presidente da UNE, a entidade já extrapolou a causa estudantil. “Nesses 70 anos, o movimento estudantil foi além de sua conhecida atuação política e educacional e se aproximou das principais bandeiras de lutas das mulheres, contra a homofobia, da luta anti-racista e pela democratização dos meios de comunicação”.

Informações sobre inscrições podem ser obtidas pelo telefone (61) 3307.1025 ou no site http://congresso.une.org.br