Florianópolis será palco do primeiro Festival Internacional de Teatro de Animação

01/06/2007 14:58

Florianópolis terá o primeiro Fita – Festival Internacional de Teatro de Animação que será realizado de 20 e 24 de junho de 2007. O evento será também realizado na cidade de Jaraguá do Sul, nos dias 22 e 23. O festival reunirá grupos nacionais e internacionais que apresentarão produções teatrais representativas do teatro de bonecos.

O festival tem por objetivo promover a participação, o debate e a formação do espectador catarinense para esta modalidade teatral, e assim democratizar o acesso à Arte e à Cultura. Além disso, o evento possibilitará o intercâmbio entre os bonequeiros convidados com os grupos catarinenses.

Segundo a professora Sassá Moretti, idealizadora e coordenadora geral do evento, a realização deste festival pressupõe um encontro expressivo, efervescente e amplo, com a intenção primordial de aproveitar a presença de grandes nomes da cena nacional e internacional para dialogar com atores bonequeiros e o público em geral.

A abertura do evento será no dia 20 de junho, em Florianópolis, com uma apresentação na Concha Acústica da UFSC às 12h30 e desfile de bonecos no centro da cidade, em que o boi-de-mamão Boi-de-Cá, de Canasvieiras, Florianópolis, participará do desfile e fará a apresentação de saudação a todos os grupos. À noite, haverá a abertura oficial do festival no Centro de Cultura e Eventos da UFSC com a apresentação do espetáculo “El avaro” de Molière, com o grupo Tàbola Rassa, da Espanha.

A programação do festival inclui ações como a apresentação de espetáculos em teatros e praças públicas; desfile de bonecos gigantes pelas ruas; mostra de teatro em miniatura (lambe-lambe); lançamento dos livros “Vida de Boneco” e “Móin Móin”; exposição de fotografias; oficina e dedos-de-prosa, dirigido ao público em geral; e Festeneco, encontros de performances entre bonequeiros.

Vários espaços culturais de Florianópolis receberão o festival. Entre eles, o Teatro da UFSC (DAC), o Centro de Cultura e Eventos da UFSC, o Teatro Ademir Rosa, do Centro Integrado de Cultura, o Teatro da Ulbro, o Hospital Infantil Joana de Gusmão, o Asilo Associação Irmão Joaquim, a Praça XV de Novembro e o Centrinho da Lagoa da Conceição.

A cidade de Jaraguá do Sul receberá o evento em escolas da rede pública municipal e praça do centro da cidade. Jaraguá do Sul será contemplada com cinco apresentações, com a participação de dois grupos estaduais, um nacional e um internacional.

Grupos internacionais e brasileiros – de vários estados do País e de várias cidades de Santa Catarina – estão agendados para o festival. De outros países, são esperados Pickled Image – Houdini’s Suitcase, da Inglaterra; La Santa Rodilla – Manologías, do Peru; Sergio Mercúrio – El titiritero de Banfield, da Argentina; e Tabola Rassa –El avaro de Moliere, da Espanha. Dos grupos brasileiros, estão agendados a Cia. Truks – Senhor dos Sonhos e o Morpheus Teatro – O princípio do espanto , ambos de São Paulo; Mamulengo Presepada – O romance do vaqueiro Benedito, do Distrito Federal; e a Cia. Gente Falante – Quatro Contos, do Rio Grande do Sul. Entre os participantes catarinenses, o público poderá conferir o trabalho do Grupo Gats – O patinho feio, de Jaraguá do Sul; Cirquinho do Revirado – O sonho de Natanael, de Criciúma; Cia. Experimentus Teatrais, de Itajaí, com dois espetáculos O Menino do Dedo Verde e Brincando de Boneco; e de Florianópolis, Teatro Jabuti, com o espetáculo Eleontina, e o Grupo Pesquisa Teatro Novo/UFSC, apresentando Sonhos.

Realização

Iniciativa e Coordenação Geral: Sassá Moretti

Coordenação Executiva: Zélia Sabino

Realização: DAC – Departamento Artístico Cultural / Pró-Reitoria de Cultura e Extensão / Universidade Federal de Santa Catarina

Patrocínio

Marisol S.A. e Brasil Telecom

Apoio

Governo do Estado de Santa Catarina – Lei de Incentivo à Cultura

Fundação Catarinense de Cultura

CEART – Centro de Artes da UDESC

Studio Sergio Tastaldi

Contatos

Sassá Moretti, sassamoretti@hotmail.com, Tel: (48) 3236-1223 ou 9967-5424

Zélia, zelia@dac.ufsc.br, Tel: (48) 3721-9348 e 3721-9447 ou 8407-7593

Lene, lene@turmapapum.com.br, Tel: (48) 3335-0005 ou 9916-4868

Festival: fita@dac.ufsc.br ou fitafloripa@hotmail.com

DAC – Departamento Artístico Cultural da UFSC

Praça Santos Dumont – Igrejinha e Teatro da UFSC

88040-900 – Trindade – Florianópolis – SC

www.dac.ufsc.br

Fonte: [CW] DAC-PRCE-UFSC, com material da coordenação do

Fita.