Agência Ensaio Fotojornalismo realiza sua primeira exposição de fotos
Nesta terça (12/06), a agência experimental Ensaio Fotojornalismo, do Curso de Jornalismo da UFSC, inaugura sua primeira mostra. Serão expostas 17 fotos no formato 30 x 20 cm. A abertura da exposição está marcada para 18h30, no Centro de Comunicação e Expressão (CCE). As imagens permanecem no local até o dia 20 de junho. De lá seguem para o hall da Reitoria, onde ficam até o dia 1º de julho, e depois vão para o hall do Centro de Cultura e Eventos (CCE), ondem ficam até o dia 12 de julho.
Essa é apenas uma das atividades da agência, que também pretende promover concursos fotográficos e discussões sobre fotojornalismo, além de desenvolver fotorreportagem, fotodocumentário e fotomovimento – uma nova linguagem que mistura imagem e som.
Segundo a coordenadora do projeto, Maria José Baldessar, o grupo decidiu que ao menos uma exposição deve ocorrer por semestre. “São feitas reuniões semanais para avaliação da Ensaio. Das discussões surgiu a idéia de fazer a exposição para consolidar o grupo”, diz.
Maria José destaca ainda a autonomia dos alunos para desenvolver os trabalhos e a parceria com o laboratório de foto, que empresta os equipamentos quando não estão sendo utilizados em aula. A seleção das imagens da primeira mostra foi feita pelos professores do Departamento de Jornalismo Wallace Lehnemann, Fernando Crócomo e Clóvis Geyer, sem que eles soubessem quem havia fotografado.
A agência é um projeto de extensão do curso de Jornalismo da UFSC. A idéia surgiu em junho de 2006, dos estudantes Leandro Uchôas e Henrique Silveira, que sentiam falta de um contato prático maior na área. Em novembro de 2006 o projeto foi aprovado, e as atividades iniciaram no dia 16 de maio de 2007, com a cobertura da 6ª Sepex – Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC.
A equipe da Ensaio conta com 26 alunos, desde a 1ª até a 6ª fase, e supervisão do professor Wallace Lehnemann. Destes, dez estudantes terão seus trabalhos expostos. Segundo Juliana Sakae, da 3ª fase, que também terá fotos expostas, não foi estipulado nenhum tema para que os alunos apresentassem as melhores fotos do seu portfólio. “A exposição é uma forma de ter o nosso trabalho reconhecido.” Juliana destaca ainda a importância da agência: “A gente não tinha um projeto que desenvolvesse a prática de foto, como havia para as áreas de texto, rádio e vídeo. Agora esse espaço está crescendo no curso. Aprendemos também a trabalhar em equipe e a lidar com questões de direito de imagem e direito de informação.”
A exposição tem apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), e para o próximo semestre a agência experimental está prevendo a realização de um concurso fotográfico.
Mais informações pelo site www.ensaiofotojornalismo.ufsc.br
Por Rodrigo Tonetti / Bolsista de Jornalismo na Agecom





























