UFSC é primeira instituição de ensino no Brasil a receber iniciativa de intercâmbio da Universidad Complutense de Madrid

24/05/2007 11:17

Até o dia primeiro de junho o campus da UFSC acolhe mais de 200 pessoas de 15 países de linha hispânica como Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, Espanha, Guatemala, México, Panamá, Peru e Venezuela. O grupo de professores e estudantes está em Florianópolis para participar dos cursos de capacitação da Escola Complutense Latinoamericana – uma proposta da Universidad Complutense de Madrid que tem o objetivo de potencializar a cooperação universitária na América Latina. A UFSC é a primeira universidade brasileira a acolher a iniciativa.

Os cursos estão sendo ministrados por 15 professores da UFSC e 18 docentes da UCM. São capacitações nas áreas de cooperação internacional; cultura e paz e mediação; direitos fundamentais e globalização; formação de professores em espanhol como língua estrangeira, gestão de resíduos e gestão de águas na indústria, entre outras.

Abertura

Em 2006 a Escola Complutense Latinoamericana desenvolveu cursos na Universidade de Córdoba (Argentina) e na Benemérita Universidad Autónoma de Puebla (México). Na UFSC a solenidade de abertura da Escola foi realizada na segunda-feira, 21/5, com a participação do reitor, Lúcio Botelho; do diretor do Escritório de Assuntos Internacionais (ESAI), Nivaldo Cunha; do vice-reitor de Relações Internacionais Rafael Hernandez Tristán e da diretora de informação da Fundación General da UCM, Maria Bautista Rojas, entre outras autoridades.

O vice-reitor Rafael Hernandez abriu a solenidade em português: “Eu adoraria expressar-me na maravilhosa língua portuguesa para agradecer o sentimento de satisfação desse primeiro encontro da Escola Complutense Latinoamericana no Brasil”. De maneira descontraída, desculpou-se por falar em espanhol, alegando não conhecer bem a língua portuguesa.

Ainda em seu pronunciamento o vice-reitor elogiou o entusiasmo e motivação dos alunos em aprender e agradeceu a confiança depositada na UCM. Aos professores, das duas instituições, salientou a oportunidade de estabelecer entre alianças pessoais e profissionais. O diretor do ESAI, Nivaldo Cunha, ressaltou que a realização de cursos do gênero, em parceria com importantes instituições internacionais, é uma mostra do potencial de ensino e pesquisa da UFSC.

O professor Lúcio Botelho salientou a importância da parceria com a UCM (segundo ele, uma das cinco universidades de maior destaque na Espanha) com uma das cinco principais do Brasil (a UFSC). Destacou ainda os benefícios em ciência e tecnologia trazidos ao país ao estabelecer alianças com países europeus, via universidade. O reitor também agradeceu o papel do Banco Santander, que apóia a parceria entre as duas instituições de ensino.

O encerramento foi feito com apresentação do coral da UFSC e do Grupo de Dança “Fazendo Corpo Mole”, do Centro de Desportos (CDS). O coral iniciou a apresentação com a canção “Rancho de Amor à Ilha”, que homenageia a cidade de Florianópolis.

O repertório da apresentação foi composto por músicas populares brasileira de cantores como Caetano Veloso, Milton Nascimento e Lenine. As canções “Fé cega faca amolada”, “A ponte” e “Odara” foram cantadas e representadas com um ritmo bem brasileiro, marcado por instrumentos de percussão e de sopro.

Talita Fernandes / Bolsista de jornalismo da Agecom.

A relação das salas onde são realizados os cursos está disponível em

http://www.esai.ufsc.br/index_ie.html

Outras informações pelo telefone: 3721-8225

P

ágina da web da UCM: www.ucm.es/info/fgu/escuelas/brasil