Tenda escura desperta curiosidade em quem visita estandes da Sepex

17/05/2007 14:25

Quem visita a Semana de Ensino Pesquisa e Extensão da UFSC encontra entre os estandes uma barraca preta. A “tenda ótica” do Labidex (Laboratório de Instrumentação Demonstração e Exploração) apresenta a física de maneira acessível aos visitantes – alunos do ensino fundamental, médio e superior e profissionais de diversas áreas.

Ao entrar na tenda escura, os visitantes se deparam com dois painéis, um cheio de lentes submetidas a iluminação de lasers, outro com olhos humanos ilustrados. Através desses painéis, o monitor do estande apresenta o comportamento da luz em meios diferentes como ar e vidro, e através dessa explicação mostra quais os tipos de lente usados para corrigir problemas de visão como miopia e hipermetropia.

Uma atividade que se torna brincadeira para alguns é a de dizer qual a cor de um painel, inicialmente branco, que muda a coloração conforme a luz a que é exposto – pode ficar verde, azul ou vermelho. O objetivo do experimento é provar que a cor que vemos num objeto depende da sua capacidade de absorção e reflexão de luz de cores diferentes.

Everton Luiz Medeiros Marques, bolsista do laboratório, realiza e explica os experimentos aos visitantes “Crianças e adultos têm reações diferentes, as crianças são mais participativas, questionam mais. Para os adultos os experimentos servem como consolidação de um conhecimento, as crianças os vêem como uma novidade”, relata.

O Labidex faz parte do projeto “Venha conhecer a UFSC” que traz professores e estudantes para visitar atividades desenvolvidas no campus. O objetivo do laboratório é tornar o conhecimento da física acessível a estudantes e despertar neles e nos professores o interesse em desenvolver a ciência.

Talita Fernandes / Bolsista de jornalismo da Agecom