Simpósio internacional discute respostas dos organismos marinhos aos poluentes

07/05/2007 12:38

O décimo quarto Simpósio Internacional de Respostas aos Poluentes em Organismos Marinhos iniciou neste domingo no Costão do Santinho Resort, na praia do Santinho, em Florianópolis. O evento aborda uma ampla gama de assuntos ligados à toxicologia aquática. Os trabalhos são focados nos mecanismos moleculares e celulares envolvidos nas respostas de organismos aquáticos aos poluentes, recionando-os com aspectos da biotransformação e da susceptibilidade das diferentes espécies à substâncias químicas estranhas a um organismo ou sistema biológico. O encontro prossegue até quarta-feira, 9/5.

As paletras tratam de Patologia Toxicológica, Mecanismos de Toxicidade (Compostos Orgânicos), Mecanismos de Toxicidade (Metais), Enzimas de Biotransformação, Genômicos, Proteômicos, Genotoxicidade, Imunotoxicidade, Simulação de Modelos Celulares, Biocomplexidade e outros.

O objetivo do encontro é proporcionar aos participantes fóruns para apresentação, discussão e publicação de pesquisas em mecanismos de toxicidade, biotransformação e avaliação de efeitos bioquímicos, celulares e reprodutivos de poluentes químicos em organismos aquáticos.

De acordo com um dos organizadores do evento, o professor da UFSC Afonso Celso Dias Bainy, o encontro se destina principalmente a cientistas, estudantes e interessados nas áreas de toxicologia de mecanismos aquáticos. Esta é a primeira vez que o simpósio, que ocorre a cada dois anos, acontece no Hemisfério Sul. “São 268 trabalhos a serem apresentados, e participantes de cerca de 19 países”, diz Bainy.

Cerca de 250 pessoas estão inscritas, mas ainda há possibilidade de se cadastrar. A inscrição custa 400 dólares para profissionais e 140 para estudantes. Em reais, os valores são de R$ 835,00 para profissionais e R$ 355,00 para estudantes.

Mais informações no site www.primo14.ufsc.br

Jéssica Lipinski / Bolsista de Jornalismo na Agecom