Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão tem dia dedicado a pensar Florianópolis

17/05/2007 15:30

Florianópolis prepara o quarto Plano Diretor de sua história e pela primeira vez esta construção vai ser feita em conjunto com a sociedade. Neste segundo dia da sua 6ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão, a UFSC mostrou que não pretende ficar alheia a este processo. A abertura da “I Jornada A UFSC e o Plano Diretor de Florianópolis” deixou claro o compromisso da universidade em contribuir para o debate.

De acordo com Lino Fernando Bragança Peres, professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC, essa iniciativa ainda é rara no país. Ele destacou a importância de “expor a posição acadêmica à sociedade, mostrar o que a universidade tem a oferecer”. Idéia reforçada pela professora Eunice Nodari, pró-reitora de Cultura e Extensão, que conclamou a comunidade universitária a participar e a colaborar com a troca de idéias nessa discussão. Nodari afirmou ainda que a própria Sepex “é uma mostra do que nós produzimos e contribuímos para a sociedade”.

Ildo Rosa, presidente do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF), chamou atenção para a forma como o evento foi proposto. “É importante ter um olhar diferenciado sobre uma cidade multifacetada como é Florianópolis.” Rosa disse ainda que a jornada “representa um corolário de todo o envolvimento da universidade na construção do plano diretor”.

O professor do Departamento de Geociências e representante da UFSC na elaboração do Plano Diretor de Florianópolis, Elson Manoel Pereira, afirmou que a universidade está presenciando um momento ímpar. “Em quase cinqüenta anos de existência talvez seja esta uma das poucas vezes que os seus vários departamentos estão discutindo, juntos, um único objeto de pesquisa: a cidade de Florianópolis.”

Ainda segundo Pereira, “o planejamento em que acreditamos consiste em encontrar soluções a partir de debates públicos”. Este debate, entretanto, não deve ser sobre um projeto, mas sim um debate para um projeto. “O urbanismo no qual acreditamos não tem verdadeiro projeto ou solução antes do debate público, mas somente após o debate público.” E complementa. “A partir da contribuição de saberes, informações ou competências de todos os participantes envolvidos.”

A jornada reúne hoje 12 especialistas de sete departamentos pertencentes a três diferentes centros, mas Pereira destaca que estes 12 trabalhos estão longe de representar todo o conhecimento produzido na UFSC sobre o contexto de Florianópolis. “Esta jornada quer ser também um elemento sensibilizador para toda a comunidade universitária para fazermos outros tantos encontros deste tipo, necessários para discutirmos em exaustão os problemas desta cidade.”

Mais informações sobre a representação da UFSC no Plano Diretor de Florianópolis:

“A UFSC e o Plano Diretor de Florianópolis” – Estande 001 da Sepex

planodiretor@cfh.ufsc.br

Mais informações sobre a elaboração do Plano Diretor de Florianópolis:

www.planodiretorfloripa.sc.gov.br

Por Daniel Ludwich / Bolsista de Jornalismo na Agecom

Programação da tarde:

14h – Mesa II:

Prof. Elton Ricardo Ouriques – Departamento de Ciências Econômicas

Título: Turismo, Trabalho e Meio Ambiente em Florianópolis.

Profa. Maria Inês Sugai – Departamento de Arquitetura

Título: Segregação Urbana e Disputas Sócio-Espaciais.

Prof. Lino Fernando Bragança Peres – Departamento de Arquitetura

Título: A Solução da Não-Solução: a Questão Urbana e Habitacional em Florianópolis.

Profa. Marta Dischinger – Departamento de Arquitetura

Título: Discutindo a Acessibilidade Espacial como Forma de Inclusão Social.

16h – Mesa III:

Prof. Alina Gonçalves Santiago – Departamento de Arquitetura e Arquiteto

MSc. Jorge Rebollo Squera

Título: Plano Diretor e Índices de Densidade Demográfica.

Prof. Carlos Loch – Departamento de Engenharia Civil

Título: Planta Genérica de Valores e Justiça Social.

Representante do Núcleo de Estudos de Serviço Social e

Organização Popular – NESSOP – Departamento de Serviço Social

Título: Formas de Organização Popular na relação com as Políticas Públicas.

Prof. Fernando Ponte de Sousa – Departamento de Sociologia Política

Título: Reforma Urbana: o Processo Deliberativo e a Participação Direta como Controle Social.