Reitor da UFSC discute interiorização com lideranças de Jaraguá do Sul
Mais um passo para a interiorização da UFSC foi dado na tarde dessa sexta-feira, 4/5. O reitor, Lúcio José Botelho, se reuniu com representantes da região de Jaraguá do Sul para possível instalação de um campus na cidade. Na comitiva estavam o prefeito Moacir Bertoldi e 14 representantes políticos e empresariais da região.
O reitor esclareceu a importância do projeto de interiorização da universidade na capacitação de professores e na criação de mão-de-obra qualificada que atenda às necessidades de cada região. Botelho deixou claro que sua intenção era distribuir os três campi da UFSC nas regiões de Jaraguá do Sul, Curitibanos e Araranguá, ocupando assim o Norte, Sul e Meio-Oeste do Estado.
O reitor afirma que a proposta apresentada pelos representantes de Joinville, no último dia 23, foi interessante, mas que não caberá a ele decidir qual o local do campus na região Norte do Estado. Botelho também conta que o local previsto para o campus em Jaraguá é um fator a favor da região.
A comitiva de Jaraguá mostrou interesse em organizar um comitê para discutir a implantação do campus e ganhar força dos vários setores da região. O grupo destacou o potencial da região e ao mesmo tempo argumentou a falta de trabalhadores qualificados para a produção local como bons motivos para acolherem o campus.
Lúcio Botelho conta que o próximo passo do projeto seria uma reunião com representantes das regiões, para decidir, em consenso o local do campus e posteriormente, os cursos que seriam oferecidos. Botelho afirma que a discussão não deve ser vista como uma disputa entre regiões.
A previsão para decidir os locais dos campi é até junho deste ano. Botelho revela que o primeiro vestibular seria para agosto de 2008 ou início de 2009, pois é preciso um edital para as provas até 6 meses antes de sua realização.
Por Fernanda Rebelo / Bolsista de Jornalismo na Agecom






























