Projeto Farmácia Viva Itinerante divulga uso adequado de plantas medicinais na 6ª Sepex
O uso adequado de plantas medicinais é tema do estande Farmácia Viva Itinerante, na 6ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC. Apresentam o trabalho os responsáveis pelo Horto de Plantas Medicinais, que fica atrás do Centro de Ciência da Saúde. O local possui cerca de 250 espécies de plantas medicinais. Há também temperos, plantas alimentícias e tóxicas.
O professor Cesar Simionatto faz parte do horto desde 1998 e explica que o local é didático, uma espécie de mostruário para os alunos e a comunidade. Os cursos de Enfermagem e Medicina utilizam o horto para aulas optativas e, para a comunidade, são oferecidos cursos sobre o uso de plantas medicinais e seu reconhecimento.
No estande da Sepex estão sendo distribuídas mudas de plantas medicinas, de temperos e de plantas alimentícias. Além disso, as pessoas terão informações sobre o uso adequado das plantas, quais são eficazes para determinadas doenças e também os cuidados no consumo de chás.
Folders informativos da Farmácia Viva Itinerante alertam sobre o uso destas plantas e de misturas que podem provocar diferentes interações entre as espécies. Também chamam atenção para o cuidado que deve ser tomado por gestantes, lactantes e crianças menores de dois anos no consumo de chás, sem orientação de um profissional da saúde.
Os textos informativos trazem também as plantas mais usadas em chás, seus benefícios e métodos corretos de preparo. É citado o chá das flores de Marcela como digestivo, analgésico e sedativo e também o das folhas de guaco como expectorante, entre outros.
O professor Cesar Simionatto esclarece que as aulas sobre plantas medicinais não são de formação e sim informativas. Para o professor, os profissionais da saúde precisam conhecer as plantas medicinais e seus benefícios, já que muitas pessoas usam este recurso para cuidar de sua saúde.
Simionatto também conta que a falta de informação em relação a estas plantas gera muitos preconceitos. Assim, o estande Farmácia Viva Itinerante atua divulgando informações sobre o melhor uso das plantas medicinais como um tratamento alternativo no cuidado com a saúde.
Por Fernanda Rebelo / Bolsista de Jornalismo na Agecom
Mais informações 3721-9492































