Projeto 12:30 Acústico é novidade no Centro de Convivência da UFSC

08/05/2007 14:34

O Projeto 12:30 Acústico recebe nesta quinta-feira, dia 10 de maio, o grupo BaiaCatu. O show acontece às 12h30 e, pela primeira vez, será no Auditório do Centro de Convivência da UFSC. Mais um espaço da universidade que receberá durante este ano as atrações do Projeto, como já vem acontecendo na Concha Acústica e no Teatro da UFSC.

A realização do Projeto 12:30 Acústico no Centro de Convivência é uma parceria entre a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão e Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFSC.

O Projeto 12:30, criado em 1986, é realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da UFSC, e apresenta atrações de cunho cultural, grupos de música, dança e teatro, nas versões ao ar livre na Concha Acústica e na versão acústico no Teatro da UFSC.

A partir de 1993, os shows passaram a ser realizados semanalmente. O projeto gravou um CD com 12 grupos locais e há quatro anos tem levado algumas bandas para escolas públicas da região. Artistas interessados em participar do projeto no Campus da UFSC devem entrar em contato com o DAC através dos telefones (48) 3721-9348 e 3721-9447 ou pelo e-mail projeto1230@dac.ufsc.br.

Sobre o grupo BaiaCatu

O BaiaCatu tem com base a música instrumental brasileira com os ritmos típicos do baião, choro, polca, samba, entre outros, não deixando de lado a influência erudita que cada instrumento traz em sua história. No repertório tem arranjos diferenciados de músicas de Pixinguinha, Hermeto Pascoal, Chiquinha Gonzaga, etc.

Além da sonoridade singular, o quinteto agrega valores culturais diversos, pois seus integrantes são de lugares diferentes. Tudo começou quando um Sueco (flauta), uma Nordestina (cello) e um Paulista (pandeiro), cada um com seu gosto ou preferência musical, resolveram misturar estilos e formaram o BaiaCatu, em 2005. Para completar, o grupo passou a integrar mais dois músicos catarinenses, um de São Joaquim (clarinete) e outro de Itajaí (violão).

Integrantes do grupo

Renata Cecília: Iniciou seus estudos tocando violão com o professor Marcus Figueiredo. Após entrar no curso de música na Udesc, começou estudar cello com o professor Ernesto Guimarães. Atualmente integra a Orquestra Sinfônica de Santa Catarina (OSSCA).

Raphael Galcer: Estudou violão popular no Conservatório de MPB de Curitiba. Desenvolve o projeto “Batuque na Cozinha” com o grupo Bom Partido, e trabalha na gravação do seu primeiro CD.

Luciano Costa: Clarinetista de São Joaquim – SC e graduando em música pela Udesc. Atualmente integra a Orquestra Sinfônica de São Joaquim e a banda Sinfônica da Univali.

Osvaldo Pomar: Paulista e o pandeirista do BaiaCatu. Também é integrante do projeto SiriGoiá.

Filip Hakansson: Começou estudar flauta quando mudou da Suécia para o Brasil, em 1998. Tem estudado com o professor Tayrone Mandelli na Udesc, entre outros.

SERVIÇO

O QUE: Show com o grupo BaiaCatu

QUANDO: Dia 10 de maio de 2007, quinta-feira, às 12h30

ONDE: Projeto 12:30 Acústico, no Auditório do Centro de Convivência da UFSC

QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade.

CONTATO: Projeto 12:30: (48) 3721-9348 e 3721-9447 ou pelo e-mail projeto1230@dac.ufsc.br

CONTATO: Grupo: href=http://www.baiacatu.com.br> www.baiacatu.com.br

Fonte: [CW] DAC-PRCE-UFSC, com material do grupo.