Pesquisa mostra que membros da Aiesec são líderes únicos

21/05/2007 13:41

Uma pesquisa apresentada recentemente durante o Encontro Internacional de Psicologia Positiva, em Washington DC, Estados Unidos, mostrou que os membros da Association Internationale des Etudiants en Sciences Economiques et Commerciales (Aiesec) possuem características de liderança únicas.

O estudo realizado por David J. Pollay, fundador e presidente do Momentum Project e mestre em Psicologia Positiva Aplicada da Universidade da Pensilvânia, consolida o que a Aiesec vem fazendo desde sua criação em 1948: seus membros desenvolvem características únicas de liderança.

Reconhecida pelas Nações Unidas como a maior organização de estudantes do mundo, a Associação oferece 5 mil posições de liderança, anualmente, em nível local, nacional e internacional para seus 22 mil membros. Por proporcionar uma plataforma internacional, para que jovens descubram e desenvolvam seu potencial para impactar positivamente a sociedade, os membros da Aiesec dispõem de inigualáveis experiências para desenvolvimento de liderança.

O estudo de Pollay comprova que esses líderes possuem características de liderança distintas quando comparados a outros jovens de mesma idade e grau de educação. Isto fortalece o argumento de como a Aiesec tem desenvolvido e, ainda desenvolve líderes, os quais possuem um conjunto único de fortalezas em todo mundo.

“Os líderes da Aiesec obtiveram uma pontuação significantemente mais alta que outros jovens no que diz respeito à esperança, curiosidade, perseverança, liderança, trabalho em time, imparcialidade, entusiasmo, coragem, perdão e perspectiva”, disse Pollay, que também é alumnus da Associação.

Sessenta e dois presidentes nacionais da Aiesec ou seus recém-eleitos sucessores, escolhidos por Assembléia Geral em seus países para mandato de um ano, fizeram parte do estudo. Todos são jovens adultos e 48 deles possuem diploma universitário.

Foi pedido aos participantes que respondessem um questionário baseado no teste online VIA-IS (Inventário de Forças e Valores em Ação), um questionário de 240 questões que utiliza a escala de cinco pontos, tipo Likert, para medir em que grau os entrevistados endossam declarações de fortalezas sobre si mesmos. A pontuação de amostragem foi comparada a 17.400 entrevistados de mesma idade e grau de educação nos Estados Unidos.

O teste foi desenvolvido pelos doutores Christopher Peterson e Martin E.G. Seligman, em 2001, dois dos mais notáveis pesquisadores sobre Psicologia Positiva. O mesmo teste foi feito por mais de 600 mil pessoas no mundo, com o intuito de medir seus perfis de forças de liderança. O estudo de David Pollay foi apresentado em 2006, no Encontro Gallup Internacional sobre Psicologia Positiva, em Washinton DC, Estados Unidos. A Psicologia Positiva procura descobrir meios de como indivíduos podem conduzir uma vida mais produtiva e positiva através de suas fortalezas.

Sobre a Aiesec

A Association Internationale des Etudiants en Sciences Economiques et Commerciales (Aiesec) é uma plataforma internacional para jovens descobrirem e desenvolverem seu potencial. Presente em mais de 800 universidades e com mais de 22 mil membros, é reconhecida pelas Nações Unidas como a maior organização de estudantes do mundo.

Focada em desenvolvimento de liderança, oferece mais de 5 mil oportunidades de liderança por ano, facilitando o Programa Global de Intercâmbio que envia anualmente cerca de 4 mil jovens para morar e trabalhar em outro país. A Aiesec é uma organização que desenvolve líderes, criando uma rede global de agentes de mudança com o intuito de causar um impacto positivo na sociedade.

Em Florianópolis a Aiesec está localizada no Centro Socioeconômico (CSE) da UFSC, no Anexo II. Outras informações pelo site http://www.aiesec.org.br/florianopolis.