Museu Universitário participa da V Semana Nacional de Museus
A UFSC participará da Semana Nacional de Museus sediando uma palestra com o tema “Obra de um artista regional transformada em acervo universal” , sobre Franklin Cascaes e sua obra. O encontro será realizado na segunda-feira, dia 14/5, às 14h, no auditório do Museu Universitário. O ministrante será o museólogo Gelci José Coelho. A universidade também integra a V Semana Nacional de Museus apresentando atividades do Núcleo de Estudos Museológicos (Nemu) na 6ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex).
A semana é realizada anualmente desde 2003, em comemoração ao Dia Internacional de Museus, 18 de maio. A edição desse ano será entre os dias 14 e 20 de maio. O evento é organizado pelo Departamento de Museus e Centros Culturais, do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional (Iphan), e pela Associação Brasileira de Museologia.
Serão realizados 1.426 eventos em 464 instituições museológicas de todos os estados e do Distrito Federal. Museus de 25 cidades de várias regiões do estado de Santa Catarina participarão da semana com visitas, apresentações, exposições, palestras, oficinas, encontros e mesas-redondas. Florianópolis terá eventos em 12 museus.
O tema a ser trabalhado em 2007 é “Museus e Patrimônio Universal – Somos todos universais”. A Semana tem como máxima a frase “…O futuro tem caminho na unimultiplicidade, pois cada homem é sozinho a casa da humanidade”, do poeta Tom Zé.
O museólogo Gelci José Coelho, conhecido como Peninha, diz que a palestra na UFSC terá espaço para os participantes discutirem a divulgação da obra de Franklin Cascaes fora de Santa Catarina e do Brasil. Para Coelho, essa discussão sobre a dimensão da obra está fortemente ligada com a temática da semana, que é “Somos todos universais”. O museólogo relata que já recebeu vários convites para expor a obra de Cascaes fora do país, mas existe dificuldade em transportar o material devido à sua fragilidade.
Franklin Cascaes, cujo centenário será completado no próximo ano, é conhecido por ter registrado em sua obra, através livros, esculturas e quadros, a cultura açoriana, bastante presente na formação de Florianópolis.
Informações sobre a palestra: 3721-8821
Confira a programação da Semana
Por Talita Fernandes / Bolsista de Jornalismo na Agecom




























