Jogue com sua mente na 6ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC

07/05/2007 10:46

Comandar um jogo por meio de ondas cerebrais, sem o uso de mouse, teclado ou joystick, parece coisa de ficção científica. Mas o cérebro é capaz de controlar essas ações e quem quiser entender como isso é possível deve participar da 6a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC, de 16 a 19 de maio. O visitante poderá integrar uma experiência do gênero no estande do Laboratório de Neurociência do Esporte e Exercício (Lanespe),do Departamento de Psicologia da UFSC.

O jogo escolhido é o famoso Pac-Man, em que o boneco deve comer todas as pastilhas de um labirinto. Os movimentos do Pac-Man ocorrem a partir das ondas cerebrais do jogador, captadas através de sensores colocados em sua cabeça – estes sensores ficam conectados a um computador.

O sistema mede as flutuações de voltagem elétrica do cérebro, que são traduzidas em comandos para a tela do computador. As ondas cerebrais mudam conforme o estado mental do jogador. Se ele estiver concentrado, fará com que o Pac-Man se movimente, caso contrário, ficará imóvel.

Como o objetivo do jogo é manter-se em movimento, o jogador aprende a permanecer concentrado. Conseguir controlar tanto os processos físicos como mentais para obter melhores resultados é a meta do treinamento em biofeedback, técnica demonstrada nesse experimento.

O treinamento adota métodos diferenciados de acordo com o que vai ser analisado e o aparelho utilizado. O uso de sensores para medir as ondas cerebrais faz parte do método do eletroencefalograma (EEG). Outro procedimento de biofeedback que também será demonstrado é o da Resposta Galvânica da Pele, em que são monitoradas as alterações na produção de suor da pele, muito sensível à variação dos estados emocionais.

O aparelho fica ligado a um computador em um “jogo mental”. O visitante que desejar participar da experiência vai colocar os dedos indicador e médio em duas placas redondas sobre a mesa. Na tela do computador, aparece a imagem de um balão, que sobe ou desce conforme o estado emocional dessa pessoa. Ao final de cinco minutos, um gráfico mostra em que momentos ela estava relaxada.

O principal objetivo da equipe do Laboratório de Neurociência do Esporte e do Exercício é estudar o funcionamento do cérebro e utilizar esse conhecimento para aumentar a qualidade de vida.

Para saber mais sobre os “jogos mentais”, visite o site: http://braincoach.net/modules.php?name=mentalgame

E sobre biofeedback, acesse:

http://www.neuropedagogia.com/neurofeedback/

Informações com professor Emílio Takase, e-mail: takase@cfh.ufsc.br, fone 3721-8245

Por Ana Carolina Dall’Agnol / Bolsista de Jornalismo na Agecom