Jogos matemáticos são atrações em estande da Sepex

18/05/2007 10:44

Imagine um jogo em que três bastões em posições verticais são fixados numa base. Em um destes bastões, são encaixados cinco ou mais discos de diâmetro variado e com um orifício no centro. Os discos ficam dispostos em ordem decrescente de tamanho, de baixo para cima. O desafio consiste em transportar as peças uma a uma para um dos outros pinos, sem colocar um disco maior sobre um menor e com o menor número de movimentos possível.

O jogo é “Torre de Hanói” e tem como objetivo principal o estímulo do raciocínio lógico. É com este propósito que ele está entre os jogos disponibilizados no estande do Laboratório de Estudos de Matemática e Tecnologias (LEMAT), na 6a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC.

Além de “Torre de Hanói”, os visitantes do estande podem participar de outros jogos que envolvem o uso da Matemática, como Tangram, Cubo Soma e Quadrado Mágico, além de exercícios com Matrizes e Origami.

O LEMAT foi criado com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino de matemática nos níveis fundamental e médio, através da elaboração de materiais didáticos e de atividades computacionais. O laboratório faz parte do programa “Venha Conhecer a UFSC”, pelo qual as escolas podem agendar visitas à universidade. Para saber mais sobre o Lemat, acesse o site http://mtm.ufsc.br/lemat/Lemat.html

Mais informações com Rosimary Pereira, pelo telefone 3721-9774

Por Ana Carolina Dall’Agnol / Bolsista de Jornalismo na Agecom