Funcionamento do sistema solar é explicado em estande da UFSC
Com o tema “Astronomia na UFSC”, professores e estudantes exibem em um estande na 6ª Sepex materiais explicativos sobre o tema para divulgar seus trabalhos e disseminar conhecimento. Exibição de vídeos sobre o sistema solar, banners e simulação de eclipses são alguns dos recursos utilizados pelas equipes do Planetário e do Grupo de Astrofísica.
A coordenadora do Planetário, Edna da Silva, diz que a Sepex é também uma oportunidade para divulgação do projeto que propõe a construção do primeiro Museu de Ciências do Estado. A intenção é recolher 20 mil assinaturas para serem posteriormente entregues ao Presidente Lula, com o objetivo de demonstrar a importância do Museu para toda a comunidade. O projeto foi elaborado pela Associação Parque Viva Ciência, da qual fazem parte professores e colaboradores da UFSC. Edna é vice-presidente da Associação.
O Planetário está vinculado ao Departamento de Geociências (CFH) e foi inaugurado em dezembro de 1971. Possui um auditório utilizado para aulas e palestras, além de uma sala construída especialmente para simular o céu noturno. É um dos setores que integra o programa “Venha Conhecer a UFSC”, pelo qual recebe visitas de estudantes do ensino médio.
No mesmo estande o Grupo de Astrofísica, ligado ao Departamento de Física da UFSC, mostra suas pesquisas, que incluem estudos sobre galáxias e estrelas.
Por Ana Carolina Dall’Agnol / Bolsista de Jornalismo na Agecom






























