Ensino a distância também participa da 6ª Sepex
O Ensino a Distância da UFSC também está na 6ª Sepex. O estande do EaD traz informações a respeito dos cursos oferecidos e, principalmente, explica como funciona essa modalidade de aprendizagem, atualmente disponível nos cursos de Matemática, Física, Administração e Libras.
No ensino a distância a sala de aula, na maior parte do tempo, acaba se tornando a tela do computador. Através do site o aluno tem acesso ao conteúdo do módulo que está matriculado, realiza as atividades propostas no tempo estipulado – existe um calendário para lembrá-lo dos prazos das tarefas – participa dos fóruns com outros alunos, dos chats só com os tutores e das vídeo-conferências. Os chats e as vídeo-conferências – realizadas antes das provas, para tirar dúvidas – também ficam disponíveis para consulta, assim como os slides que os professores utilizam em aula.
Maurício Rissi é aluno da oitava fase do curso presencial de Administração e desde o ano passado se tornou tutor da modalidade a distância. “Eu tinha preconceito em relação ao ensino a distância, mas depois que comecei a participar do processo de ensino, percebi que essa visão negativa era equivocada. Os cursos são bem puxados, até mais que os presenciais”.
Os tutores são recrutados dentre alunos da UFSC, precisam ter cursado a disciplina para a qual estão se candidatando e fazer um curso de capacitação. “Nós recebemos os livros que são entregues aos alunos, fazemos os exercícios e tiramos as dúvidas com os professores. E temos que estudar bastante, porque são 25 alunos querendo tirar dúvidas com cada tutor”, explica Maurício.
Os exercícios são compostos de questões fechadas com correções automáticas feitas pelo ambiente virtual e por discursivas, corrigidas pelos professores, que também têm a função de preparar todo o material didático dos cursos. Cada semestre – denominado de módulo no EaD – é composto de quatro disciplinas, e cada uma delas prevê uma prova realizada presencialmente. A interação é constante: os alunos possuem link para se comunicar entre si, em tempo real, e também com os tutores, que se revezam de segunda a sexta, das 8h às 20h, para discutir os conteúdos e tirar as dúvidas.
Atualmente o EaD da UFSC é ministrado a alunos de dez cidades brasileiras, somando, nos quatro cursos, mais de dois mil e 500 estudantes. Para oferecer o ensino a distância é necessário haver uma sede, que é denominada pólo, a fim de centralizar a biblioteca e a sala onde são realizadas as provas.
Por Cláudia Schaun Reis / Jornalista na Agecom































