Departamento de Enfermagem simula parto normal na Sepex
Com diversos modelos do corpo humano, o estande do Departamento de Enfermagem chama a atenção de quem passa pela 6ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão. Através de simulações, os visitantes podem ter uma idéia de como funcionam procedimentos como o parto normal e as massagens cardíacas.
As vantagens do parto normal são exibidas em um vídeo. Em seguida, a professora Katiuscia Pereira mostra a simulação de um parto com um boneco, explica detalhadamente todas as etapas do processo para o público, formado principalmente por crianças, e responde aos questionamentos em relação à dilatação e alimentação através do cordão umbilical.
Katiuscia demonstra também como funciona o parto de cócoras, método já adotado pelo Hospital Universitário da UFSC. As gestantes podem optar entre a nova técnica e o parto normal. De acordo com a professora, muitas mulheres ainda escolhem a segunda opção, por sentirem-se mais familiarizadas com ela.
Os visitantes podem observar também como funciona o processo de reanimação através de massagem cardíaca. A técnica, demonstrada por alunas, utiliza bonecos de um adulto e de um bebê para explicar as diferenças entre os tipos de massagem.
Os trabalhos do Grupo de Apoio à Pessoa Ostomizada (GAO) também estão em exibição no estande. Trata-se de um programa de extensão do Departamento de Enfermagem, desenvolvido em parceria com o HU, Secretaria de Estado da Saúde e Associação Catarinense da Pessoa Ostomizada (ACO). O paciente ostomizado não consegue evacuar e/ou urinar pelas vias normais, devido a doenças como o câncer e a ferimentos na região da bexiga ou do intestino.
Estas pessoas passam a depender, necessariamente, de uma bolsa de ostomia, uma espécie de sacola plástica que fica junto ao corpo e serve para armazenar as fezes e urinas.O estande localiza-se na área de Saúde, número 91.
Mais informações pelo telefone 3721-9480.
Por Ana Carolina Dall’Agnol / Bolsista de Jornalismo na Agecom






























