Começa na UFSC principal mostra científica do Estado

16/05/2007 12:44

Reitor abre a mostra

Reitor abre a mostra

Aberta oficialmente na manhã desta quarta-feira (16/05) a 6 Sepex -Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC. Em rápida cerimônia comandada pelo reitor Lúcio Botelho, foi dada a largada para mais uma edição da principal mostra científica do Estado. O objetivo é integrar a instituição com a sociedade, tornando suas atividades acadêmicas mais próximas da comunidade.

O reitor enalteceu a importância do evento, que começou em 1999 com uma pequena mostra cultural, até se tornar o principal espaço de interação social da instituição. Ele justifica essa tendência com a expressiva participação da população nos 200 minicursos de extensão oferecidos na Sepex, pois são 6.122 pessoas matriculadas. Ainda apegado aos números, Botelho acrescentou a megaestrutura que a UFSC disponibiliza: uma área de 4 mil metros quadrados com 120 estandes.

Fotos: Paulo Noronha / Agecom

Fotos: Paulo Noronha / Agecom

Destacou ainda como novidade neste ano o encontro nacional de editoras universitárias, com a participação de 72 instituições de ensino superior expondo sua produção científica editorial.

Ao finalizar seu discurso, o reitor agradeceu o apoio do Banco do Brasil e da Fundação de Apoio à Pesquisa, Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Também estiveram presentes na cerimônia de abertura dois ex-reitores agora representando outras instituições: Diomário Queiroz, Presidente da Fapesc, e Rodolfo Pinto da Luz, Secretário de Educação da Prefeitura de Florianópolis.

O secretário regional da SBPC, Mário Steindel, salientou que esta é a melhor forma para fazer a população defender a universidade pública: mostrar o que faz. Já Eunice Nodari, Pró-Reitora de Cultura e Extensão, coordenadora geral do evento, destacou a mobilização da comunidade universitária para a consolidação e o crescimento da Sepex como espaço legítimo de integração entre academia e sociedade.

Ainda esteve presente na cerimônia o gerente geral do Banco do Brasil da agência universitária, Heinz Edson Kirchhof. Após a solenidade, teve inicio as atividades culturais da Sepex, com a apresentação do Grupo de Dança Folclórica de Bombinhas.

Paulo Liedtke / Agecom