Colégio de Aplicação da UFSC divulga metodologias para alfabetização de crianças com paralisia cerebral
Professores do Colégio de Aplicação da UFSC vão demonstrar na Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex) da UFSC alternativas pedagógicas para o processo de alfabetização de crianças com paralisia cerebral. As possibilidades foram desenvolvidas no âmbito do projeto “Um caminho diferente para aprender a ler a escrever”. A Sepex acontece de 16 a 19 de maio, no campus da UFSC.
Para o grupo, a inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular não deve ser sinônimo de homogeneização das diferenças. O desafio é criar condições para que essas crianças sejam incluídas na escola e na sociedade, tendo suas singularidades e diferenças respeitadas. “Isso não significa ignorá-los ou colocá-los em sala regular e esperar que eles aprendam pela proximidade com colegas da mesma idade, mas oferecer condições de acesso, permanência e possibilidades de sucesso educacional, já que a função social da escola está relacionada à apropriação do conhecimento”, alerta a professora uma das integrantes do projeto.
O projeto segue pressupostos teóricos do Sócio-construtivismo, segundo Piaget quanto à construção do conhecimento, e segundo Vygotsky quanto às contribuições sobre o desenvolvimento da linguagem e interação entre os sujeitos. O grupo também trabalhou com a escolha de sistemas alternativos de comunicação e adaptação de materiais pedagógicos desenvolvidos para atender as características específicas desses educandos.
Na Sepex serão expostos os diversos materiais adaptados, produzidos para realizar o trabalho pedagógico em sala de aula, como letras, sílabas, palavras, números, jogos, material de contagem, gravuras e cenários. Todos esses materiais foram imantados para serem utilizados em placas de metal. Também serão expostas fotos dos materiais produzidos, das atividades realizadas em sala de aula e das viagens de estudos realizadas durante o ano letivo de 2006.
Além disso, durante a Sepex o grupo oferecendo um minicurso, que vai mostrar como confeccionar esses materiais, como utilizá-los com a criança e serão apresentados vídeos com as crianças realizando diversas atividades.
Mais informações com as professoras Mariza konradt de Campos ou Maria Elza, fone 48 3721 6701 / 3721 6708






























