Aula inaugural de pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos foi ministrada na quinta-feira

04/05/2007 18:12

A aula inaugural do curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi ministrada ontem, às 16h, no auditório do Centro de Ciências da Educação (CED), pelo educador Carlos Rodrigues Brandão, professor da Unicamp. A aula foi precedida de uma cerimônia de inauguração, que contou com representações e leituras de textos de Paulo Freire, que se destacou por seu trabalho na área de educação popular. Além disso, alguns dos organizadores e convidados do curso discursaram sobre a importância da EJA, sobretudo como forma de inclusão social.

Na palestra dada por Brandão foi reforçado o caráter social do curso, afirmando-se que um dos aspectos a ser enfatizado é a importância das diferentes formas de conhecimento existentes. Para Brandão, o conhecimento que um trabalhador analfabeto do campo tem é tão relevante quanto o de uma pessoa com alto nível de graduação.

Esta pós-graduação tem como objetivo dar sustentação e problematizar os referenciais teóricos e metodológicos da educação de jovens e adultos. A meta é propiciar aos educadores dos movimentos sociais do campo elementos para se apropriarem de diferentes referenciais que considerem a temporalidade humana e que subsidiem a atuação no trabalho com a EJA.

A especialização é voltada aos educadores de vários estados do país vinculados às áreas de Reforma Agrária, prioritariamente atuando como professores ou coordenadores em programas de educação de jovens e adultos ou em projetos que atendam a essa população. O curso está sendo viabilizado por meio de parceria entre a UFSC, a Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), MST e Fundação de Apoio a Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu). A pós-graduação, que tem sua origem dentro do “Pronera” e junto com a outra especialização (Educampo), que iniciou nesta semana, consolida a atuação do CED nas questões da educação do campo.

As aulas da pós-graduação em educação de jovens e adultos serão ministradas no Auditório do CED, e a carga horária é de 460 horas/aula. A coordenação do curso está a cargo da professora Sônia Aparecida Branco Beltrame (EED/CED).

Jéssica Lipinski

Bolsista na Agecom