Análise de vegetais consumidos em Florianópolis é apresentada na Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão
A higiene de vegetais consumidos em restaurantes e vendidos em supermercados de Florianópolis deixa a desejar. Estudo realizado por estudantes do Curso de Nutrição da UFSC mostra que em 37,5% de amostras de restaurantes, 62,5% de amostras de vegetais pré-higienizados e 53,8% de amostras de vegetais não-higienizados há alguma forma de contaminação. Os problemas mais freqüentes estão relacionados à presença de insetos, fungos, protozoários, fezes de moluscos, ácaros, ovos e larvas de vermes.
Os resultados foram obtidos em uma avaliação microbiológica de vegetais consumidos crus em Florianópolis. O trabalho foi realizado por acadêmicos do Curso de Graduação em Nutrição, como atividade regular das aulas práticas da Disciplina de Parasitologia, na 2ª fase, no segundo semestre de 2005. O responsável pela disciplina é o professor Carlos José de Carvalho Pinto.
A pesquisa analisou amostras de vegetais crus consumidos na cidade, principalmente em locais próximos à UFSC. Foram recolhidas 32 amostras provenientes de restaurantes, 8 amostras de vegetais pré-higienizados e 26 amostras de vegetais não-higienizados.
“Nós lavávamos os alimentos e analisávamos microscopicamente esta água no Laboratório de Parasitologia. Ficamos surpresos com a quantidade de alimentos contaminados”, diz a estudante Kátia Jakovljevic Pudla, que participou da avaliação. Katia afirma, no entanto, que os nomes dos estabelecimentos onde as amostras foram coletadas não serão divulgados. “Até porque nós colhemos algumas amostras sem consentimento dos locais”, explica.
O resultado do trabalho poderá ser conferido em um pôster que será apresentado na 6ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC (Sepex), que acontece de 16 a 19 de maio no campus da universidade.
Mais informações pelo e-mail: kati1804@hotmail.com / telefone 9907-8323, com a estudante Kátia Jakovljevic Pudla.
Por Jéssica de Souza Lipinski / Bolsista de Jornalismo na Agecom
 
        































 
 
 
 
 
 
