Aluno da UFSC recebe prêmio de âmbito mundial
O aluno Bruno Ghisi, do Curso de Graduação de Sistemas de Informação da UFSC, foi premiado no Concurso de Vídeo de Aplicações Móveis em Java (Java Mobile Application Video Contest), de âmbito mundial, promovido pela empresa Sun Microystems.
Ghisi inscreveu no concurso um vídeo sobre o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o Projeto Marge, e ficou em primeiro lugar na categoria de Código Aberto. O vídeo explica, de forma bem humorada, como o projeto funciona. O Projeto Marge é um framework que facilita a criação de aplicações desenvolvidas na linguagem de programação Java e que usem a tecnologia Bluetooth, uma tecnologia de transmissão de dados sem fio.
Framework é um tipo especializado de software feito para auxiliar o desenvolvimento de outros softwares e Java é uma linguagem de programação desenvolvida na década de 90 pela Sun Microsystems. Diferentemente das linguagens convencionais, que utilizam códigos executados diretamente pelo computador, a linguagem Java utiliza um código chamado “bytecode” que é executado por uma máquina virtual Java (JVM).
A JVM é um programa que carrega e executa os aplicativos Java, convertendo os bytecodes em códigos de linguagens convencionais. A linguagem Java pode funcionar em qualquer computador que possua a versão da máquina virtual Java, enquanto as linguagens convencionais funcionam apenas no computador que foram desenvolvidas.
Há cerca de um ano e meio desenvolvendo o TCC, Ghisi vai apresentá-lo à banca neste semestre. De acordo com o aluno, “com o Marge é possível desenvolver, de forma rápida e fácil, diversas aplicações que usem Bluetooth, tais como jogos multiplayers entre celulares, controles remotos (como exemplo, fazer uma apresentação de slides no seu computador e passar pelo celular), aplicações de envios de conteúdo (mobile marketing) e outras tantas que você imaginar”.
Devido à grande utilidade do projeto, o Marge vai continuar sendo desenvolvido na universidade, mesmo após Ghisi concluir sua graduação. O estudante do Curso de Ciências da Computação da UFSC, Lucas Torri, já entrou no projeto e será um dos principais mantenedores do Marge.
Pelo prêmio Ghisi ganhou um videogame PlayStation 3 e um blog no portal java.net, onde ele pode interagir com toda a comunidade de desenvolvedores de software. Torri, que faz parte do vídeo enviado para o concurso, também ganhou um blog no portal. O professor Frank Augusto Siqueira, do Departamento de Informática e Estatística (INE/UFSC) e orientador de Ghisi no TCC, animou-se com o prêmio. “Espero que o prêmio sirva de incentivo para os demais alunos do curso que estão fazendo seus TCCs”.
O vídeo inscrito no concurso pode ser visto no site http://www.youtube.com/watch?v=JCVCjcFVHx8. Outras informações sobre o projeto no endereço http://marge.dev.java.net/.
Por João Gustavo Munhoz/Bolsista de Jornalismo do CTC
 
        
































 
 
 
 
 
 
