UFSC oferece pós-graduação interinstitucional em Enfermagem
O doutorado em enfermagem da UFSC inicia este ano uma proposta inovadora. Vai funcionar na modalidade Dinter (Doutorado interinstitucional), promovida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A pós-graduação será desenvolvida em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA). Assim, alunos da UFPA, onde não existe doutorado em enfermagem, terão a oportunidade de formação. A aula inaugural do doutorado será realizada nesta terça-feira, às 16h, por videoconferência, no auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS), onde estará presente o reitor da UFSC, professor Lúcio José Botelho, entre outras autoridades. Este é o primeiro programa de pós-graduação na modalidade Dinter que a UFSC oferece.
O programa de pós-graduação em enfermagem da UFSC existe desde 1976, quando o curso de mestrado foi implantado. Em 1993 foi criado o curso de doutorado em Enfermagem com o título “Doutorado em Filosofia de Enfermagem”.
Desde sua criação, o curso passou por várias reformulações, como as mudanças da denominação do doutorado, já chamado de “Filosofia de Enfermagem” e “Filosofia em Saúde”. Em 2000 foi elaborado o título que permanece até hoje – “Filosofia, Saúde e Sociedade”.
O objetivo do curso não é apenas de formar doutores em enfermagem, mas proporcionar esta capacitação com caráter interdisciplinar e preocupação com a base filosófica, científica, política e metodológica para o desenvolvimento do conhecimento em saúde. O curso tem atualmente 48 créditos e duração máxima de 48 meses. Desde 1993 até abril desse ano já titulou 125 pessoas. O programa de pós-graduação em enfermagem, mestrado e doutorado, obteve 5 (nota máxima) na avaliação trienal da Capes, com base na análise, realizada entre 2001 e 2003, dos seguintes quesitos do programa: corpo docente, atividade de pesquisa, atividade de formação, corpo discente, teses e dissertações e produção intelectual.
Alunos apontam para qualidades do curso, como Dulcinéia Ghizoni Schneider, graduada e pós-graduada em enfermagem na UFSC, aluna de doutorado desde 2006. “A visão filosófica é essencial na formação dos profissionais da área da saúde, haja vista a importância da interpretação e compreensão dos fenômenos relacionados à saúde, visando promover um cuidado ético e de qualidade à sociedade. O Curso de Doutorado da Enfermagem UFSC está muito bem estruturado e a qualidade dos professores permite corresponder ao que se propõe”, avalia a doutoranda.
Ana Sofia Resque Gonçalves, graduada em enfermagem pela UFPA e aluna do doutorado na modalidade Dinter, tem boas expectativas. “Acho que a modalidade Dinter oferece oportunidades ímpares para as pessoas”. O Projeto Dinter é desenvolvido pela Capes e visa a formação de doutores fora dos centros de ensino e pesquisa, levando-os a campus de outras instituições e garantindo a mesma formação de cursos já consolidados.
Outras informações sobre o Dinter no site www.capes.gov.br
Informações sobre a aula inaugural no telefone 3721-9480 ou por e-mail, no endereço oivania@nfr.ufsc.br
Talita Fernandes / Bolsista de Jornalismo da Agecom