UFSC inicia formação continuada aos novos docentes
A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG/UFSC) inicia na tarde desta segunda-feira, dia 2, às 14 horas, no auditório do CTC, o Programa de Formação Continuada para Professores Efetivos (Profor). O objetivo é oferecer formação pedagógica para os 140 novos docentes que ingressaram nos últimos dois anos na universidade, que atualmente se encontram em estágio probatório. Setenta professores foram incorporados à instituição este ano.
A aula inaugural do Profor será ministrada pelo professor Marcos Laffin, pró-reitor de Ensino, sobre o tema “Formação e prática docente”. Neste semestre o programa vai oferecer três disciplinas, uma oficina e duas palestras, perfazendo uma carga horária de 120 horas-aula em formação pedagógica.
O profor
O Programa de Formação Continuada para Professores efetivos da UFSC, de forma singular, é dirigido aos que estão em estágio probatório. Vinculado à Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, tem como objetivo responder às demandas de formação pedagógica, atendendo à dinâmica das transformações técnico-científicas e socioculturais.
No ano de 2004, o programa sofreu alterações, com base nas necessidades dos professores. Desta maneira, ele é organizado de forma flexível, com eventos nas modalidades presencial e não presencial, nos quais os docentes podem se inscrever em eventos, disciplinas ou temas de seu interesse, organizando seu próprio programa de formação. Além disso, os professores da UFSC podem organizar cursos e palestras para serem oferecidos pelo Profor, articulados com a PREG, e oferecer vagas para o programa em suas disciplinas nos cursos de pós-graduação, contando com a colaboração de diversos Centros de Ensino.
Os temas desenvolvidos abordam diferentes áreas do conhecimento, inclusive sugeridas pelas turmas anteriores, com enfoque especial para os de cultura geral, formação pedagógica e gestão universitária. Enfim, o Profor pode ser entendido como um programa de formação em constante movimento.
A carga horária mínima é de 120 horas de atividades, assim
distribuídas:
– Dois cursos de 54 horas-aula cada, contemplando as áreas de Formação
Pedagógica e de Estrutura e Legislação da UFSC;
– Doze horas de atividades, distribuídas entre palestras, oficinas e
seminários.
O PROFOR é um programa institucional da PREG/UFSC coordenado pela professora Suzani Cassiani de Souza. Outras informações pelo site www.reitoria.ufsc.br/profor e pelo telefone 3721-8307.
Paulo Liedtke/Agecom