Seminário debate movimentos sociais e democracia

23/04/2007 18:16

Inicia nesta quarta-feira (25/4) o 2º Seminário Nacional: Movimentos Sociais, Participação e Democracia. Entre os temas a serem debatidos estão Movimentos Sociais e Democracia; Participação e Teoria Democrática e Democracia e Reconhecimento face à diferença e à desigualdade. Outro destaque é a palestra “Trânsito: Uma questão de cidadania”, ministrada por José Roberto de Souza Dias, ex-diretor do Denatran. O evento é promovido pelo Núcleo de Pesquisa em Movimentos Sociais (NPMS), vinculado ao Departamento de Ciências Sociais da UFSC.

O seminário é uma referência nacional para a discussão da temática, de acordo com o membro da comissão organizadora, Márcio Vieira de Souza. “A idéia é proporcionar uma troca de experiências entre pesquisadores e observadores dos movimentos sociais, e promover um debate sobre sobra a importância da participação e democratização”, afirma.

A abertura do evento contará com a mesa-redonda “Movimentos Sociais e Democracia”, que pretende apontar os principais atores dos movimentos sociais da atualidade e seus desafios, como explica a coordenadora do NPMS, Ilse Scherer-Warren: “O objetivo é identificar o papel desempenhado pelos movimentos sociais e observar suas propostas políticas de emponderamento da sociedade civil e inclusão dos cidadãos, principalmente daqueles menos favorecidos socialmente”.

A segunda mesa-redonda será realizada na manhã desta quinta-feira (26/4)e discutirá o tema “Participação e Teoria Democrática. Serão abordados os limites e as possibilidades da democracia no Brasil, além de uma discussão sobre formas alternativas ao modelo atual. “Vamos debater a ampliação da participação política, para além da participação eleitoral, buscar espaços de controle dos processos decisórios pela população”, afirma a professora Lígia Helena Hahn Lüchmann.

No terceiro dia do evento ocorrerá a mesa-redonda “Democracia e reconhecimento face à diferença e à desigualdade”. De acordo com Karine Pereira Goss, integrante do NPMS, será discutido o tratamento de autores como Axel Honnet e Charles Taylor sobre a questão do reconhecimento, além de relacionar tais teorias com a realidade brasileira. Políticas afirmativas é outro ponto a ser debatido nesta mesa. A professora da Universidade de Brasília (UnB), Wivian Weller, falará a respeito de uma pesquisa empírica que realiza com mulheres negras cotistas da universidade. Ela estuda a trajetória de vida e a percepção destas mulheres em relação às políticas afirmativas.

O evento é aberto ao público em geral e gratuito. Foram selecionados cerca de 170 trabalhos, a maioria produzida por mestres e doutores. Os coordenadores e debatedores do seminário são de diversas universidades, entre elas UFSC, Udesc, USP, Unicamp, UFRGS, UnB, Univali e UFPR.

O seminário é organizado pelo Núcleo de Pesquisa em Movimentos Sociais e tem o apoio da Editora da UFSC (EdUFSC). Criado em 1983, O NPMS tem grande destaque nacional e internacional nos estudos sobre a democracia e movimentos sociais. Trabalhos como livros, monografias de graduação, teses e dissertações são desenvolvidas pelo núcleo.

Mais informações pelo site www.npms.ufsc.br ou pelo telefone 3721- 8826 (NPMS).

Por Ingrid Cristina dos Santos/Bolsista em Jornalismo da Agecom