Reunião do Grupo Montevideo acontece na UFSC

25/04/2007 11:08

Debater o processo de aceleração da formação de professores nas áreas de Ciências e tratar a questão do mestrado latino-americano são os pontos principais da 47ª Reunião do Conselho de Reitores da Associação de Universidades Grupo Montevideo (AUGM), na qual será lançado o Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas da América Latina (Ideal).

O evento acontece nos dias 26 e 27 de abril, na Sala dos Conselhos da UFSC, prédio da Reitoria, e contará com a presença de representantes das 18 universidades públicas do Mercosul que integram a Associação.

A abertura será feita pelo reitor da UFSC, Lúcio José Botelho, e pelo secretário geral da AUGM, Rafael Guarga, às 14h30. Na sexta-feira, dia 27, às 9h, Lúcio Botelho ministra a palestra “A UFSC e a formação de professores de Ensino Médio”, na qual enfatizará a interiorização da Universidade. A palestra será ministrada no prédio da UFSC TV, no Centro de Florianópolis.

Desde a sua fundação, em 1990, o Grupo Montevideo trabalha para a consolidação e o fortalecimento de um espaço acadêmico regional comum, através da cooperação científica, tecnológica, educativa e cultural. Atualmente, envolve uma população universitária de mais de 820 mil estudantes e de 80 mil docentes e pesquisadores.

Também na sexta-feira, às 18h, no hall da Reitoria, está previsto o lançamento do Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas da América Latina (Ideal), com sede em Florianópolis, que nasce com o objetivo de fomentar as energias renováveis junto a governos, parlamentos, meio acadêmico e empresarial, além de possibilitar uma política de integração e desenvolvimento regional que contemple as energias alternativas dos países.

“O Instituto pretende ser um fórum e um órgão de apoio a todos os países da América Latina. Por ser uma organização civil, sem fins lucrativos, ele precisa levantar recursos, por exemplo, do Setor Elétrico”, conta o professor Ricardo Rüther, integrante do Laboratório de Energia Solar da UFSC e diretor Técnico do Ideal. Segundo Rüther, uma das ações será a realização de concursos para premiar os melhores trabalhos acadêmicos sobre meio ambiente, energias renováveis e eficiência energética.

Outras informações com professor Nivaldo Cabral pelos telefones 3721-8220 e 3721-8225.