Programa Conexões de Saberes seleciona bolsistas

03/04/2007 17:55

Os interessados em uma das 30 bolsas do programa Conexões de Saberes devem ficar atentos. Encerra na próxima quarta-feira, 11/4, o prazo para retirada da ficha de inscrição, disponível no site www.conexoes.ufsc.br, e na Pró-Reitoria de Cultura e Extensão (PRCE). O foco do programa é o desenvolvimento de ações que tornem possível o estreitamento das relações entre as instituições acadêmicas e as comunidades populares. O projeto visa também possibilitar condições de permanência a estudantes universitários de origem popular.

Podem se inscrever no processo seletivo tanto novos bolsistas como aqueles que já participaram do programa. Serão selecionados 30 estudantes de origem popular oriundos dos diversos cursos de graduação da UFSC. Segundo indicação da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD-MEC), a origem popular leva em conta, além da etnia, algumas variáveis típicas, como o local de moradia do acadêmico (atual ou da maior parte de sua vida); a trajetória escolar (se teve a maior parte de seus estudos realizados em escolas publicas); a renda e a escolaridade dos pais (no máximo até o ensino médio) e a participação em atividades coletivas cidadãs.

A ficha de inscrição deverá ser entregue, na PRCE, entre os dias 9 e 13 de abril, quando o estudante também precisará apresentar o restante da documentação. Entre os documentos solicitados estão os históricos do ensino fundamental e médio; o histórico escolar da UFSC atualizado; o comprovante de matrícula no semestre 2007-1; o cadastro sócio-econômico na PRAE; e os comprovantes de renda e residência dos pais.

O Conexões de Saberes visa contribuir para o ingresso e a permanência com sucesso de jovens de origem popular nas universidades públicas brasileiras, fortalecendo e ampliando o significado da Educação Superior como direito social e bem público. Neste sentido, os alunos selecionados receberão bolsa de extensão entre maio/2007 e abril/2008, devendo ter disponibilidade de 20 horas semanais e terem finalizado pelo menos o primeiro ano do curso. Para participarem do projeto, os candidatos não poderão ter qualquer vínculo empregatício.

Etapas do Processo de Seleção

1 – Entre 2 e 11 de abril os candidatos devem pegar a ficha de inscrição e as normas em www.conexoes.ufsc.br ou diretamente na PRCE – Pró-Reitoria de Cultura e Extensão.

2 – Entre os dias 9 e 13 de abril a ficha de inscrição deverá ser entregue, na PRCE, juntamente com todos os documentos solicitados.

3 – É extremamente desejável que os candidatos participem do Seminário do Programa Conexões de Saberes, nos dias 23 e 24 de abril, na UFSC, para o qual não será cobrada taxa de inscrição.

4 – Posteriormente, os candidatos pré-selecionados serão convocados para entrevista e atividade relacionada ao Programa, em data a ser determinada.

5 – O resultado do processo seletivo será divulgado no início de maio.

Saiba Mais

O Conexões de Saberes: diálogos entre a universidade e as comunidades populares é um programa desenvolvido pelo Ministério da Educação, através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), junto a Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), em parceria com a OSCIP denominada Observatório de Favelas do Rio de Janeiro, que desenvolve esta tecnologia social desde o ano de 2002.

O foco do programa consiste no desenvolvimento de ações que concorram sinergicamente para a construção de duas frentes de transformação da realidade: uma, em torno do estreitamento dos vínculos entre as instituições acadêmicas e as comunidades populares e, outra, da melhoria das condições objetivas que contribuem para que estudantes universitários de origem popular não só cheguem à conclusão, mas desfrutem de uma ampla permanência nos cursos de graduação e pós-graduação das universidades públicas brasileiras.

O programa busca acolher os estudantes em suas instituições, destinando-lhes bolsas de extensão, para que, de um lado, protagonizem ações de ensino/pesquisa/extensão junto às comunidades de origem. Por outro, para que estejam inseridos em atividades acadêmicas voltadas para a avaliação e proposição de políticas de acesso e permanência plena nas universidades federais direcionadas aos estudantes de origem popular, que valorizem suas trajetórias escolares e existenciais e os saberes daí decorrentes.

Na Universidade Federal de Santa Catarina, as ações de extensão se dão na comunidade da Serrinha, localizada no entorno da UFSC, onde ocorreu um crescimento desordenado nas últimas três décadas, gerando um processo de favelização, com conseqüências sócio-ambientais desastrosas.

Mais informações:

www.conexoes.ufsc.br

Pró-Reitoria de Cultura e Extensão – 3721-8304

Por Daniel Ludwich / Bolsista de Jornalismo na Agecom