Obra que aborda relações entre pesca e turismo será lançado nesta quarta-feira

10/04/2007 18:49

O livro “Pesca e Turismo – Etnografias da globalização no litoral do Atlântico Sul”, organizado por Carmen Rial, professora do Departamento de Antropologia da UFSC, e Matías Godio, doutorando em Antropologia Social, será lançado nesta quarta-feira, dia 11 de abril, às 17h30, junto a outras publicações do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade (CFH). “O livro reúne textos de pesquisadores que formam o que já se poderia chamar de uma escola de estudos de comunidades haliêuticas (pesqueiras) na antropologia de Santa Catarina”, explica Rial.

A obra, de 240 páginas, reúne textos de 13 autores e é apresentada pelo professor emérito da UFSC e um dos mais importantes e reconhecidos antropólogos do Sul do país, Sílvio Coelho dos Santos. Inicia com o texto “Caracterização cultural, econômica e social das comunidades pesqueiras da Grande Florianópolis”, de Anamaria Beck, que de modo mais sistemático e prolongado vem estudando pioneiramente essas populações. A maior parte dos textos fazem parte de dissertações e teses desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFSC.

“O presente livro é um convite ao leitor para adentrar nas diversas manifestações sócio-culturais e econômicas, bem como no processo de construção/reconstrução da identidade étnica dos contingentes açorianos que migraram para o Sul do Brasil, e em particular para a Ilha de Santa Catarina e vizinhanças”, comenta Sílvio Coelho dos Santos. Em sua apresentação da obra, ele assinala ainda que: “Considerados como nativos, pescadores – ou melhor, devido às mudanças ocorridas na atividade, trabalhadores da pesca -, não poucos conflitos eles vivenciaram em relação à pesca industrial, ao turismo e aos surfistas, num cenário hoje globalizado”.

Carmen Rial é organizadora

Carmen Rial é organizadora

A obra é o resultado do I Simpósio de Pesca e Turismo realizado em dezembro de 2005, em Florianópolis, e que proporcionou o encontro de pesquisadores e especialistas. O Simpósio encerrou o projeto “Homens e Mulheres de Mar e Terra”, aprovado e financiado pelo edital universal da FAPESC – Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina, em 2004, e que apoiou algumas das pesquisas em comunidades de pescadores do litoral catarinense.

A publicação “Pesca e Turismo – Etnografias da globalização no litoral do Atlântico Sul” foi uma iniciativa do NAVI – Núcleo de Antropologia Audiovisual e Estudos da Imagem, coordenado pela professora Carmen Rial, apoiada pelo NUPPE – Núcleo de Publicações de Periódicos do CFH, pela FAPESC e pelo PPGICH – Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC.

Pesquisas etnográficas contemporâneas

“Do ponto de vista antropológico e sociológico, considero a obra, além de academicamente fundamental para os estudos de pesca e turismo no Brasil, como de potencial utilidade também a outros segmentos de público que se interessam por pesquisas etnográficas* de lugares e grupos de Santa Catarina, relatando e interpretando o que ocorre em locais tão próximos geograficamente, mas nos quais se processam praticas simbólicas muitas vezes distantes ou desconhecidas, como na Barra da Lagoa, em Ganchos, na Costa da Lagoa, na Lagoa da Conceição”, analisa Carmem Rial.

“Entendemos também que o livro reúne conceitos e informações muito oportunos contemporaneamente, por falar de grupos que se cruzam nessa Florianópolis hoje tão diversa e cosmopolita, e abordando problemas como a organização política dos pescadores, a circulação de turistas e seus modos de ver, as relações de gênero e outros temas nem sempre muito estudados ou visibilizados pela mídia”, complementa a organizadora da obra.

O livro “Pesca e Turismo – Etnografias da globalização no litoral do Atlântico Sul” tem introdução de Carmem Rial e Matías Godio. A Primeira Parte – Cultura e Comunicação traz os textos “Revisitando a etnografia Mar-de-dentro: pesca, turismo e a transformação do espaço social”, de Carmem Rial; “Estranhos e estrangeiros: olhares sobre a mídia em Ganchos/Ganchos na mídia”, de Rosemary Gerber; “Turismo e modernidade em tempos de globalização: o turismo e os turistas na Barra da Lagoa”, de Vera Maria Guimarães; “Práticas turísticas e mediação cultural em Florianópolis/SC1”, de Márcia Regina Caderipe; e “O Surf e os conflitos de grupos identitários em relação à disputa do território marítimo: desavenças entre `locais´, `haolis´ e pescadores”, de Ana Maria Alves de Souza.

A Segunda Parte – Gênero e Gerações inclui os textos “Gente do mar e da terra: revisitando velhos textos e lugares de pesquisa”, de Mara Lago; “Temporalidade pesqueira e espaços feminino e masculino em Ganchos”, de Rose Gerber; “Crianças da pesca: lembranças de uma pesquisa na Ilha de Santa Catarina”, de Gilka Girardello; e “Masculinidades prescritas, interditas e relativizadas em um grupo de pescadores da Ilha de Santa Catarina”, de Elisa Silva e Carmem Rial.

Já a Terceira Parte – Arte e Trabalho, estão reunidos os textos “Aparelhos de captura: uma re-abordagem teórica da experiência de campo com pescadores de bote a motor na Barra da Lagoa”, de Matías Godio; “A Ilha da magia é só da ponte pra lá! O Movimento hip-hop em Florianópolis”, de Angela Maria de Souza; “Território e mobilidade: notas sobre a relação entre global e local em uma comunidade pesqueira”, de Gianpaolo Knoller Adomilli; “Os conquistadores do Mar: imagens de uma etnografia visual com pescadores da Barra da Lagoa, Florianópolis/SC”, de Anamaria Teles; e “Masculinidades prescritas, interditas e relativizadas em um grupo de pescadores da Ilha de Santa Catarina – Fotos”, de Elisa Silva.

* Etnografia: o estudo descritivo, geralmente resultante de pesquisa de campo, de um ou de vários aspectos sociais ou culturais de um povo ou grupo social.

Serviço:

§ Lançamento do Livro: “Pesca e Turismo – Etnografias da globalização no litoral do Atlântico Sul”

§ Local e data: Hall do CFH – Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, dia 11 de abril de 2007, às 17h30.

§ Organizadores: Carmen Rial [rial@cfh.ufsc.br], fones (48) 3721-9405 e 9923-9910; e Matías Godio [matiasgodio@yahoo.com.ar].

§ Os 13 autores (pela seqüência dos artigos no livro): Carmem Sílvia de Moraes Rial, Matías Godio, Anamaria Beck, Rose Mary Gerber, Vera Maria Guimarães, Márcia Regina Caderipe, Ana Maria Alves de Souza, Mara Lago, Gilka Girardello, Elisa Silva, Angela Maria de Souza, Gianpaolo Knoller Adomilli e Anamaria Teles.

§ Iniciativa: NAVI – Núcleo de Antropologia Audiovisual e Estudos da Imagem.

§ Apoio: NUPPE – Núcleo de Publicações de Periódicos do CFH/UFSC, FAPESC – Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina e PPGICH – Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC.

§ Ponto de venda: Revistaria do CFH, Campus da UFSC, bairro Trindade, Florianópolis. Das 8 às 12 horas e das 17 às 19 horas. Fone: (48) 3721-9457. Preço: R$ 25,00.

Sobre o NAVI – Núcleo de Antropologia Visual e Estudos da Imagem

Foi criado em 1998, a partir de uma Oficina de Antropologia Visual que articulava pesquisas nessa área desde 1994. Articula as atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de estudos audiovisuais e da imagem, constituindo-se em um pólo de reflexão, aglutinação e difusão de experiências, propostas e críticas nos estudos da antropologia audiovisual e da imagem e em antropologia das sociedades complexas moderno-contemporâneas. Mantém convênios com a rede de Núcleos de Antropologia Visual no Brasil e no exterior, participado do GT de Antropologia Visual da ABA – Associação Brasileira de Antropologia. Em 2002, recebeu o prêmio Pierre Verger da ABA de Contribuição à História da Antropologia.

Organizou-se no interior deste núcleo o Grupo de Antropologia Urbana e Marítima (GAUM), reconhecendo a crescente relevância dos projetos de seus pesquisadores com temáticas relacionadas à cultura urbana e o mar. O GAUM integra o MARUFSC, rede interdisciplinar de pesquisadores em Ciências do Mar na UFSC. Duas são as linhas de pesquisa do Núcleo: 1) Antropologia Visual e 2) Antropologia Urbana e Globalização Cultural. O primeiro destes projetos, centra-se no estudo da imagem na contemporaneidade. Este projeto subdivide-se em: 1. Fotografia e Antropologia; 2. Vídeo e Antropologia.

Além destes, o NAVI mantém projetos de extensão entre os quais se destaca Cinema BR em Movimento, iniciado em 2000, que projeta filmes e promove debates em comunidades carentes e em universidades, com o patrocínio da Petrobrás e da UFSC, e no qual atua o pesquisador e técnico Peri. O segundo grande projeto, Antropologia Urbana e Globalização Cultural, trata de manifestações culturais contemporâneas sob a perspectiva da globalização e seus movimentos de homogeneização e de heterogeneização cultural, em temáticas como emigração, turismo, açorianidade, esporte, alimentação, habitação, espaço urbano e saúde, movimentos sociais e espaço.

§ Coordenadora do NAVI: Professora. Dra. Carmen Rial

§ Fones: (48) 3721-9405 e 9923-9910

§ Currículo Lattes de Carmen Rial: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=E4127

§ Home page do NAVI na UFSC: www.cfh.ufsc.br/~navi

§ Link do CNPq sobre o Grupo de Pesquisa NAVI: http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhepesq.jsp?pesq=4874148638654662

Outros links de referência para pesquisa e informações complementares:

§ Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social: www.antropologia.ufsc.br

§ CFH – Centro de Filosofia e Ciências Humanas: www.cfh.ufsc.br

§ UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina: www.ufsc.br

§ PPGICH – Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC

www.cfh.ufsc.br/~dich/

§ NUPPE – Núcleo de Publicações de Periódicos do CFH/UFSC: www.cfh.ufsc.br/~nuppe/

§ FAPESC – Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina:

www.fapesc.rct-sc.br

Fonte: Redactor Comunicação

Jorn. Mário Xavier. Fone: (48) 8413-3135

marioxavier@redactor.com.br