Lideranças políticas e empresariais reivindicam campus da UFSC em Joinville
Lideranças de Joinville e parlamentares discutiram hoje (23/4) a possibilidade de implantação de um campus da UFSC na cidade. A reunião aconteceu no gabinete do reitor da UFSC, Lúcio José Botelho, e faz parte do projeto de interiorização da universidade.
A senadora Ideli Salvatti, o deputado federal Carlito Merss e Nivaldo Nass, presidente da Associação Empresarial de Joinville, participaram do encontro, representando forças políticas e empresarias de Joinville. Outras cidades, como Jaraguá do Sul e Araquari, já se reuniram com o reitor para apresentarem suas propostas.
O projeto busca uma expansão presencial da UFSC no Estado. Botelho esclarece que a idéia é construir três campi em regiões estratégicas do Sul, Meio-Oeste e Norte de Santa Catarina.
O reitor argumenta que Santa Catarina possui um baixo indicador quando se refere a vagas em universidade públicas e que finalmente está se discutindo sua distribuição no interior. Para Botelho, a expansão da universidade visa a criação de cursos voltados às necessidades locais.
Os representantes de Joinville destacaram a boa localização da cidade e a parceria do Centro Tecnológico da UFSC com empresas instaladas na região. Além disso, os representantes afirmam que por ser um pólo industrial no Estado, Joinville apresenta potencial para abrigar os profissionais que se formariam na federal.
O reitor Lúcio Botelho revelou seu desejo em criar universidades menores, em pólos de desenvolvimento, visando às necessidades das regiões. O reitor citou o agro e ecoturismo na região de Araranguá, a produção agrícola em Curitibanos e para Joinville, cursos que estimulem o processo de produção.
Os representantes lembram que a reunião é a primeira de muitas negociações e ressaltam a disposição da reitoria em discutir as intenções da cidade de Joinville. Por enquanto, a universidade aguarda as respostas do governo para viabilização do projeto e recebe as propostas das cidades e dos municípios interessados.
Por Fernanda Rebelo/Bolsista de Jornalismo na Agecom