Evento na UFSC marca Dia Internacional da Propriedade Intelectual

23/04/2007 12:36

Com um número de solicitações de patentes, registros de marcas e de softwares em expansão, a UFSC realiza nesta quinta-feira, 26/4, uma mesa-redonda para marcar o Dia da Mundial de Propriedade Intelectual. O tema ´Inovação tecnológica e gestão da propriedade intelectual´ será abordado pelo professor Marcos Wachowicz, da UFSC, com contribuições da doutoranda Patrícia de Oliveira Áraes e das mestrandas Fabíola Wüst Zibetti e Michele Copetti, sobre as pesquisas que vêm sendo realizadas na área da Propriedade Intelectual. O encontro acontece às 14h, na Sala 301, do Curso de Pós-Graduação em Direito da UFSC.

A partir da criação do Departamento de Propriedade Intelectual em 2002, a UFSC vem intensificando as ações para conscientizar seus pesquisadores sobre a importância de proteger suas criações. Dados recentes mostram que até 2004 foram intermediadas pela universidade 13 solicitações entre patentes, marcas e softwares. Só em 2005 esse número passou para 9 e em 2006 alcançou 27 pedidos.

Um dos principais solicitantes do Departamento de Propriedade Intelectual é o Centro Tecnológico, onde estão os cursos de Engenharia, com longa tradição no trabalho de desenvolvimento tecnológico e parceria com empresas. Áreas como a farmacologia também reconhecem cada vez mais a importância pela propriedade intelectual.

Com 1.600 doutores e mais de 70 cursos de pós-graduação (47 mestrados e 27 doutorados), a UFSC vem ganhando posições – no Brasil e no mundo – entre as universidades que mais produzem Ciência e Tecnologia. De acordo com o *Webometrics (World Ranking of World Universities / www.webometrics.info), que classifica 2 mil instituições em todo o mundo, a Universidade Federal de

Santa Catarina figura na terceira colocação no Brasil. No mesmo levantamento, a UFSC é a quinta universidade na América Latina.

Em relação ao número de equipes cadastradas no Diretório dos Grupos de Pesquisa, organizado pelo CNPq, figura em sétimo lugar entre as instituições nacionais, com 414 grupos, 1.660 linhas de pesquisa e 2.336 pesquisadores – entre professores, servidores e estudantes.

O DPI é atualmente na UFSC o órgão responsável pela avaliação da “patenteabilidade”. Tem como objetivo apoiar a pesquisa, o desenvolvimento, as inovações e a transferência de tecnologia. Suas ações estimulam e promovem a proteção jurídica da Propriedade Intelectual e a exploração econômica das criações. Além disso, atua na busca de empresas, instituições de fomento e/ou centros de pesquisa interessados na realização de projetos conjuntos.

Mais informações:

Telefone: (48) 3721-9628

Horário de atendimento externo: Segunda à sexta das 14h às 18h

Email: dpi@reitoria.ufsc.br

Por Arley Reis / Agecom / UFSC