Especialização em Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial é inédita na UFSC
Iniciou nesta segunda-feira, dia 23 de abril, o curso de especialização em Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial, promovido pela UFSC em parceria com os ministérios da Educação e de Desenvolvimento Agrário. O Centro de Educação da UFSC é responsável pela execução, em conjunto com o Centro de Filosofia e Ciências Humanas e o Centro de Ciências Agrárias. Esta é a primeira vez que a universidade promove um curso do gênero. A maioria do corpo docente é da UFSC.
A solenidade de abertura do curso foi às 15h, no auditório Bosque da Ilha, no Centro de Cultura e Eventos. Após a solenidade, o chileno Miguel Altieri, professor da Universidade da Califórnia, ministrou a primeira aula, como o tema “Os desafios e oportunidades da Agroecologia no século XXI”. As aulas dessa primeira etapa continuam até sábado, 28 de abril, e serão realizadas no auditório do CED.
O curso é dividido em sete encontros presenciais e três saídas de campo. Cada etapa presencial terá de sete a 15 dias de aula. Os estudantes serão preparados para atuar na coordenação e implementação de ações educacionais, nas dinâmicas de desenvolvimento nos territórios e na formulação de uma política nacional de educação do campo.
Pessoas ligadas à atuação socioeducativa, como professores de escolas públicas, educadores de movimentos sociais, membros de casas familiares e técnicos de prefeituras e ONGs, formam a turma de 45 alunos, aprovados por meio de um processo de seleção. “A maioria das pessoas é do interior de Santa Catarina, mas também há alunos provenientes dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Bahia, Tocantins e Maranhão”, afirma Célia Vendramini, coordenadora do programa.
Mais informações podem ser encontradas no site www.ced.ufsc.br/educampo ou pelo telefone (48)3331-8714.
Por Ana Carolina Dall’Agnol/Bolsista de Jornalismo na Agecom