Diomário de Queiroz assume presidência da Fapesc

18/04/2007 14:03

O ex-reitor da UFSC, Antônio Diomário Queiroz, foi empossado na presidência da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc), no final da tarde do dia 16 de abril, pelo governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira. O evento aconteceu no auditório da Federação das Indústrias (Fiesc) e contou com a presença de autoridades federais, empresários, reitores de universidades catarinenses, professores, diretores de instituições de pesquisa e universitários.

“Os fatores educação, ciência, tecnologia e cultura representam a base indispensável do desenvolvimento. O nosso programa de governo tem como base um tripé: descentralização, inovação e internacionalização”, afirmou o governador. “Nesta Era do Conhecimento, o sistema que rege as nações se estabeleceu por um processo crescente, chamado globalização. Por outro lado, a inovação tecnológica gerou a automação, que produz impactos cada vez mais fortes na mudança dos parâmetros de emprego estrutural. Neste cenário, a pesquisa ocupa espaço cada vez mais crescente”, acrescentou Luiz Henrique.

Em seu discurso, Diomário de Queiroz enumerou as razões para aceitar a presidência da Fapesc. “A inabalável confiança na pessoa do governador Luiz Henrique, que se distinguiu no Ministério da Ciência e da Tecnologia por sua obra sempre admirada nos meios científicos e acadêmicos e que influiu para a institucionalização dos órgãos e da política de Ciência e Tecnologia em Santa Catarina”. Além disso, disse que Luiz Henrique “será o primeiro governador catarinense a honrar o compromisso de liberar para a Ciência e a Tecnologia os recursos do artigo 193 da Constituição do Estado”.

Para ele, sua posse está respaldada por decisão do governador Luiz Henrique de reforçar o orçamento da Fapesc no presente exercício e de fortalecer a autonomia de gestão, com programações orçamentária e financeira que asseguram as condições mínimas indispensáveis para sanar o passivo da Fundação. “Honrar seus compromissos e colocá-la nas perspectivas de cumprir, nos quatro anos, o programa de governo voltado à construção de um estado catarinense fortalecido, social e economicamente”, discursou.

Ex-reitor da UFSC, onde exerceu vários cargos, entre eles o de diretor do Centro Tecnológico, também assinalou em seu discurso a crença de que, a médio e longo prazo, são as ações e programas alicerçados na inovação resultante de pesquisas científicas e tecnológicas que valorizam as potencialidades regionais e levam à inclusão social.

Outra razão para aceitar o cargo, segundo Diomário, consciente da alta responsabilidade pessoal e social, no que diz respeito ao compromisso de vida que tem com o futuro dos jovens que se empenham em estudar na expectativa da realização profissional e que almejam oportunidades dignas de trabalho e renda. “É preciso assegurar oportunidades a esses jovens”, exclamou.

O novo presidente da Fapesc disse que aguarda pela aprovação da Lei de Inovação Catarinense, que será apresentada à Assembléia Legislativa para consolidar o Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. “Ela está fundamentada no reconhecimento de que as inovações que proporcionam um futuro melhor são favorecidas pela ação integrada e articulada das instituições acadêmicas, do governo e das empresas industriais, agrícolas, comerciais e de serviços responsáveis pela efetivação dos processos produtivos”, concluiu.

Novos diretores

O professor da UFSC César Zucco assumiu a função de diretor Técnico Científico e o engenheiro Agrônomo Zenório Piana de diretor de Pesquisa Agropecuária. A Diretoria Administrativa e Financeira será exercida pela professora Maria Zilene Cardoso e a Procuradoria Geral da Fundação será coordenada pelo advogado Marco Antônio Azambuja. O engenheiro e administrador Vladimir Álvaro Piacentini, que vinha presidindo a instituição, coordenará a Rede de Ciência e Tecnologia –RCT.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Fapesc