Ciclo de Palestras de Engenharia Civil 2007 começa na próxima semana
O Ciclo de Palestras de Engenharia Civil 2007 acontece de 24 a 27 de abril, no auditório “Teixeirão”, no Centro Tecnológico da UFSC. Para esta 10ª edição, o Ciclo contará com palestrantes de diversos lugares do Brasil, além de professores, profissionais e graduandos de Engenharia Civil.
Organizado pelo Escritório Piloto de Engenharia Civil da UFSC (EPEC), o evento apresentará uma série de palestras e minicursos voltados para as mais diversas áreas da Engenharia Civil. Serão abordados temas como Uso de Madeiras com Tecnologia e Consciência Ambiental; a obra do Porto de Navegantes; Beira-mar Continental; Desenvolvimento do Brasil, PAC e Engenharia; entre outros.
As inscrições podem ser feitas no hall do CTC ou no próprio Epec, situado no departamento de Engenharia Civil, Bloco B, 3° andar. As vagas são limitadas. A taxa de inscrição para estudantes e docentes custa R$ 25 mais a doação de 1Kg de alimento não-perecível, e R$ 50 para profissionais liberais. Serão disponibilizadas 20 vagas por minicurso e para se inscrever, o participante deverá doar um agasalho, por minicurso.
Outras informações pelo telefone 3721-5540, pelo e-mail: ciclo2007@gmail.com ou pelo site www.ciclo2007.ufsc.br.
Resumo das palestras – Comissão de Programação Científica
1. Porto de Navegantes (Engenheiro Gabriel Ribeiro Vieira)
Resumo: A palestra será sobre a nova alternativa no escoamento de cargas no estuário do rio Itajaí-Açu. Com a entrada em operação, prevista para o final do semestre, o Porto de Navegantes irá contribuir para a formação de um complexo portuário na região do Vale do Itajaí. Na palestra, os participantes conhecerão aspectos gerais do empreendimento.
2. Usando as Madeiras com Tecnologia e Consciência Ambiental (Engenheiro Carlos Alberto Szücs)
Resumo: As madeiras são apresentadas como material de fonte renovável e, cada vez mais, fica evidente a sua contribuição no contexto ambiental por exercer papel importante na captura e no seqüestro do carbono livre na atmosfera. Com o fim de prolongar o período de estocagem do carbono no tecido lenhoso, a utilização das madeiras na construção vem passando, mundialmente, por um processo de investigação visando tornar o seu emprego em bens duráveis. Como resultado desses estudos, que visam a necessidade cada vez maior de emprego de madeiras provenientes de florestas plantadas, aparecem as novas tecnologias de uso das madeiras, através da sua transformação em componentes para a construção e pré-fabricação de elementos estruturais e de fechamento. As novas tecnologias de uso são baseadas no conhecimento científico do material e apresentam-se como já bastante consolidadas ou inovadoras. As pesquisas em andamento estão dentro de um contexto atual de normalização, padronização, pré-fabricação e racionalização da construção.
3. Desenvolvimento do Brasil, PAC e Engenharia (Engenheiro José Carlos Rauen)
Resumo: A palestra desenvolverá temas relativos ao crescimento do país ao longo do Governo Juscelino Kubitschek até o atual, correlacionado com o desenvolvimento da Engenharia. Haverá ampla exploração das oportunidades que os engenheiros possuem para o desenvolvimento da infra-estrutura do país.
4. Beira-mar Continental (Engenheiro Ladimir Mattos Jr.)
Resumo: A palestra versará sobre o empreendimento da Avenida Beira-mar Continental que inclui o aterro de 180 mil metros quadrados, realizado com tecnologia nunca antes usada no Brasil. A implantação da Beira-Mar Continental será um marco histórico para a Capital, e seguramente constituir-se-á no motor das maiores transformações urbanísticas da região. Além de resolver e prever complexas questões que envolvem o tráfego da cidade e do aglomerado metropolitano, na direção da BR 101, a obra incrementa o comércio e a construção civil, aquecendo a economia da Grande Florianópolis.
5. História do Mercado de Engenharia no Brasil (Engenheiro Ênio Padilha)
Resumo: É uma palestra que tem por objetivo analisar as características do mercado de Engenharia no Brasil à luz dos fatos históricos que influenciam os acontecimentos e as circunstâncias atuais. Foi desenvolvida a partir de estudos e pesquisas em livros e publicações especializadas. Busca estabelecer reflexões sobre como e por que a profissão de engenheiro se desenvolveu no país e como tem sido a sua relação com o mercado.
6. O Reaprumo do Edifício Núncio Malzoni em Santos: A Importância da Análise Estrutural (Engenheiro Paulo de Mattos Pimenta)
Resumo: A cidade de Santos, Brasil, possui cerca de cem edifícios altos inclinados, devido a recalques diferenciais. O Bloco A do Condomínio Núncio Malzoni apresentava uma inclinação de 2,2º em 2000. Após uma cuidadosa análise da estrutura do prédio, foi elaborado e executado um projeto para reaprumá-lo. Foram executadas novas fundações e uma estrutura de transição e o prédio foi forçado a retornar à sua posição original por meio da utilização de macacos hidráulicos. A palestra explica todo o processo do projeto e execução, dando realce às diversas análises estruturais elaboradas antes e durante a obra.
7. O Empreendedorismo e a sua Contribuição para Nova Realidade da Engenharia Civil no Brasil (Engenheiro José De Paula Barros Neto)
Resumo: A palestra versará sobre a importância do empreendedorismo para o desenvolvimento do Brasil e, principalmente, da engenharia civil, apresentando os aspectos relacionados às características dos empreendedores, os cuidados no processo de empreender e os resultados do empreendedorismo para a sociedade e para o engrandecimento pessoal.
8. Sistema de Gestão da Produção Goldsztein (Engenheiro Gustavo Navarro)
Resumo: A apresentação descreverá as suas ferramentas: planejamento operacional baseado no Last Planner, sistema de medição de desempenho da produção, padronização de processos e ambiente de gestão. O Sistema de Gestão da Produção Goldsztein destaca-se como referência nacional e internacional na aplicação dos princípios da Lean Production, envolvendo a padronização e melhoria dos processos, além de reduzir desperdícios e custos.