Celesc promove palestra sobre Crédito de Carbono e Aquecimento Global

18/04/2007 17:26

A Celesc promove, nesta sexta-feira, 20/4, palestra com José Domingos Miguez, Secretário Executivo de Comissão Interministerial de Mudança Global do Clima, uma das maiores autoridades mundiais sobre o mercado de crédito de carbono.

O tema envolve a execução de projetos voltados a reduzir a emissão de gases que provocam o efeito estufa, maior causa do aquecimento global. As propostas são elaboradas por países em desenvolvimento e viabilizadas financeiramente por países desenvolvidos, no sentido de compensar, com ações de médio e longo prazo, os danos causados ao meio ambiente desde o início da era industrial.

Calcula-se que, com os gases lançados na atmosfera nos últimos 150 anos, a temperatura já aumentou 0,5º C. Se as emissões não cessarem, principalmente as provenientes das chaminés das indústrias e escapamentos dos veículos, estima-se que haverá um aquecimento de pelo menos 2º C nas próximas décadas e um grave desequilíbrio no meio ambiente.

Diante das ações estabelecidas para amenizar o problema, foi criado o mercado de crédito de carbono, que teve origem no chamado Protocolo de Kyoto – documento firmado em 11 de dezembro de 1997. O tratado estabelece que os países industrializados reduzam, entre 2008 e 2012, as emissões de gases que provocam o efeito estufa (CO2 ou gás carbônico, metano e outros) em pelo menos 5,2% abaixo dos níveis registrados em 1990. Esta redução equivale a aproximadamente 700 milhões de toneladas de gases por ano.

Reduzir emissões de gases significa, principalmente, a contenção do crescimento industrial, o que pode gerar retração das diferentes economias dos países desenvolvidos. Com os créditos de carbono, os países desenvolvidos amenizam os impactos do processo. O Brasil ocupa a terceira posição no ranking dos países que desenvolvem projetos viabilizados com os Créditos de Carbono.

Serviço

O que? Palestra sobre Aquecimento Global e Créditos de Carbono

Quando? Sexta-feira, dia 20, às 9horas.

Onde? No auditório da Celesc, na Av. Itamarati, 160, bairro Itacorubi – Florianópolis

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Celesc