Aula inaugural do Programa de Formação Continuada dá boas-vindas aos novos docentes

03/04/2007 17:00

Cerca de 70 novos professores da UFSC assistiram na última segunda-feira, 2 de abril, à aula inaugural do Programa de Formação Continuada (Profor). Ministrada pelo professor Marcos Laffin, Pró-Reitor de Ensino de Graduação, a aula foi também uma recepção aos novos integrantes do corpo docente da universidade. O Profor, proposto e implementado pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG/UFSC), é um programa de formação e atualização pedagógica para os professores efetivos da UFSC.

Assim como as boas-vindas aos calouros, a recepção aos novos professores contou com uma pequena apresentação musical, que desta vez ficou a cargo de Josias Hack, novo professor do curso de Cinema da UFSC. Dando continuidade à cerimônia, a professora Suzani Cassiani de Souza, coordenadora do Profor, fez uma apresentação das disciplinas e do corpo docente. Neste semestre o programa vai oferecer três disciplinas, uma oficina e duas palestras, totalizando uma carga horária de 120 horas-aula em formação pedagógica.

O professor Marcos Laffin falou das compreensões e dos desafios da atividade docente no ensino superior. Ele destacou que a função primeira da universidade se fundamenta na educação do ser humano, sujeito este que é ao mesmo tempo histórico, social, cultural, econômico, político e complexo em sua constituição. “Educar o ser humano é simultaneamente educar o outro e educar-se a si mesmo pelo conjunto das construções históricas em seus avanços e suas contradições”, destacou o pró-reitor.

Por Daniel Ludwich / Bolsista de Jornalismo na Agecom

O PROFOR é um programa institucional da PREG/UFSC coordenado pela professora Suzani Cassiani de Souza. Outras informações pelo site www.reitoria.ufsc.br/profor e pelo telefone 3721-8307.