Alunos do curso de Farmácia organizam folder sobre a gripe aviária

19/04/2007 17:38

Informações sobre a gripe aviária, entre elas seu agente causador, seus sintomas e os modos de prevenção, estão reunidas em um folder organizado por alunos do curso de Farmácia, da disciplina de Atividades Práticas de Laboratório Clínico 1. Distribuído aos calouros deste semestre, o trabalho foi coordenado pelos professores Luiz Alberto Peregrino Ferreira e Maria Luíza Bazzo.

A gripe aviária é causada por um tipo específico de vírus Influenza, o H5N1, encontrado naturalmente em aves silvestres que podem contaminar outros animais, especialmente aves, causando nelas os mesmos sintomas da gripe comum humana. No Brasil, as chances de ocorrer a gripe são mínimas. Os surtos têm acontecido na Ásia, África e em alguns países da Europa. A prevenção pode ser feita através de algumas ações simples como fazer uso de equipamentos de proteção pessoal (luvas, máscaras, botas de borracha e limpeza constante nos locais de abate).

Para a população em geral, as medidas de prevenção são as mesmas adotadas para a gripe comum, tais como: lavar freqüentemente as mãos com água e sabão; evitar aglomerações e lugares fechados; manter o ambiente doméstico arejado e com bastante luz solar; ter uma alimentação balanceada; ingerir muito líquido.

Outras informações pelos telefones 3721-8146 e 3721-8147.