Universidade integra agenda de comemoração do Dia Internacional da Mulher
Em parceria com diferentes instituições, a UFSC integra uma agenda de programações para o Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta quinta-feira, 8 de março.
As atividades iniciaram nesta segunda, 5/3, com encontro do Movimento de Mulheres Camponesas, que abordou a Campanha Nacional pela Produção de Alimentos Saudáveis, com o tema “Produzir Alimentos Saudáveis, cuidar da vida e da natureza”. A atividade foi realizada a partir de 19h, no Miniauditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).
Nesta terça, 6/3, a partir de 16h, ocorre a mesa-redonda “Mulheres, o que realmente queremos?”, numa promoção da organização não-governamental Bem-Estar Familiar (BemFam), no auditório do Conselho Regional de Serviço Social, localizado no Centro de Florianópolis, na Rua dos Ilheús, 38.
Na quarta, 7/3, a partir de 8h30min, as mulheres trabalhadoras rurais visitam sete centros comunitários de Florianópolis. À noite, fazem vigília em frente ao INSS, na rua Esteves Jr., Centro, pela aposentadoria das donas de casa.
No dia 8/3, quinta-feira, a mobilização das mulheres trabalhadoras rurais será em frente ao gabinete do Governador, como repúdio ao não recebimento do grupo. A partir de 10h está prevista panfletagem no Terminal de Integração Centro (TICEN), sobre leis que envolvem as mulheres. Às 14h, haverá Audiência Pública na Assembléia Legislativa, com o tema Gênero, Dignidade e Política, numa promoção da Deputada Ana Paula Lima. Às 15h30, será realizada caminhada com panfletagem pelo Centro da cidade.
Das 17 às 19h, a Associação de Professores da UFSC (Apufsc) promove o encontro “Germinando no Campus”, na Concha Acústica. Parte da agenda está sendo organizada em parceria com a Faculdade de Educação (FAED), da Udesc e o Núcleo de Identidade de Gênero e Subjetividade (NIGS), ligado ao Departamento de Antropologia da UFSC. A partir das 18h de quinta-feira, está previsto um encontro no auditório da FAED para diferentes atividades. Uma delas será uma mesa-redonda em que o tema violência contra a mulher será abordado, com debate sobre a Lei de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, ou “Lei Maria da Penha”. A professora do Departamento de Antropologia da UFSC, Miriam Grossi, que há anos pesquisa o tema, será debatedora.
Mais informações na UFSC com a professora Teresa Kleba Lisboa, fone 3721 9297 / 3721 6513, ou com a professora Miriam Pillar Grossi, fone 3721 9364