UFSC leva dois carros à competição de bajas em Piracicaba

16/03/2007 10:56

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é representada por duas equipes na 13ª Competição de Bajas, promovida pela Sociedade de Engenheiros de Mobilidade (SAE Brasil) em parceria com a Petrobrás, na cidade de Piracicaba (SP). Cheios de expectativa, alunos dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção Mecânica esperam para ver o desempenho dos dois carros que construíram, chamados Uiraçu e Ilheu. Os vencedores da competição, que iniciou na última quinta-feira, dia 15, serão conhecidos no próximo domingo, 18.

Neste ano, participam do evento 70 equipes, que representam 53 universidades, de 13 estados brasileiros, além do Distrito Federal. A competição desafia estudantes de engenharia a projetarem e construírem um veículo de quatro rodas, para um ocupante, destinado a trajetos fora de estrada (off-road), capaz de atravessar terrenos acidentados e que utilize motor padrão de 10 HP. Antes da etapa final em Piracicaba, os estudantes enviam relatórios técnicos de cada projeto e constroem os carros nas universidades – na UFSC, a execução do projeto começou em janeiro deste ano, no Departamento de Engenharia Mecânica (EMC).

Em Piracicaba, são avaliados itens como segurança, integridade estrutural e originalidade dos veículos. Além disso, são realizadas provas de tração, manobrabilidade, aceleração, velocidade máxima e subida de rampa com até 45º. Na última etapa, os carros enfrentam uma pista de terra cheia de obstáculos, durante um enduro de quatro horas. As três equipes que alcançarem a maior pontuação, nas provas estáticas e dinâmicas, ganham o direito de representar o Brasil em junho na SAE Baja RIT, em Rochester, Nova York, EUA, realizada pela SAE International.

Na UFSC, 15 alunos participam do projeto Baja, orientados pelo professor do EMC Lauro Nicolazzi . Eles integram as duas equipes, fazendo todo o trabalho em conjunto, e só se dividem durante a competição, de forma que cada grupo fique responsável por um veículo. “Estamos confiantes, pois nos últimos dois anos temos obtido ótimos resultados em todas as provas que participamos”, diz o capitão do grupo, o estudante de Engenharia Mecânica Antônio Carlos Guimarães Neto.

Em 2006, os carros da UFSC obtiveram a quarta e a sexta colocação geral, entre os 60 que participaram da competição. Além do bom desempenho na competição nacional, Uiraçu e Ilhéu conquistaram, pelo segundo ano consecutivo, o primeiro e o segundo lugar no Desafio Dana Baja/Sul, realizado em outubro na cidade de Gravataí (RS).

Entre as novidades da equipe deste ano está a criação de um novo site, onde são postadas informações sobre as provas realizadas durante a Competição. Para acompanhar o desempenho da UFSC em Piracicaba, basta acessar www.baja.ufsc.br.

Fonte: Núcleo de Comunicação do CTC/ Por Débora Horn