Reitor da UFSC participa de homenagem ao Prêmio Nobel de Literatura Gabriel García Márquez em congresso internacional
O reitor da UFSC, professor Lúcio José Botelho, está em Cartagena das Índias, na Colômbia, onde participa do IV Congresso Internacional da Língua Espanhola, representando as 56 Instituições Federais de Ensino Superior ligadas à Andifes.
Estão reunidos cerca de 1.200 acadêmicos, escritores, jornalistas, estudantes e personalidades do mundo cultural, político e econômico para discutir o tema “Presente e futuro da língua espanhola: unidade na diversidade”, a situação, problemas e desafios da língua espanhola como instrumento para a integração ibero-americana.
Entre os diversos eventos programados, o Prêmio Nobel de Literatura, Gabriel García Márquez, recebeu na abertura do encontro, na segunda-feira, dia 26, uma homenagem especial pelos seus 80 anos de vida e 40 anos da publicação da obra “Cem anos de Solidão”.
Outro destaque do Congresso foi o painel “O espanhol no Brasil”, dia 27, que abordou o presente e o futuro da língua espanhola no país, principalmente em relação ao Mercosul e à obrigatoriedade das escolas de ensino médio em oferecer o Espanhol como matéria optativa, além do encontro binacional de universidades Brasil-Colômbia.