Professores do Departamento de Engenharia Mecânica apresentam projeto na Fiesc
Nesta terça-feira, dia 13, empresários catarinenses conhecerão o InovaBEMC, um projeto de desenvolvimento e pesquisa elaborado pelo Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (EMC/UFSC), que tem por objetivo levar inovação tecnológica à produção de bens de capital. A reunião entre professores da UFSC e representantes do setor produtivo ocorrerá às 17h, na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).
De acordo com o chefe do EMC, professor Lourival Boehs, o encontro irá consolidar o projeto e promover a mobilização do empresariado para sua execução. “Essa iniciativa irá beneficiar diversos setores da economia catarinense, tendo em vista que a indústria de bens de capital precisa ampliar sua capacidade, gerando produtos inovadores e competitivos”, afirma.
Entre as principais metas do InovaBEMC estão a intensificação das pesquisas na área de máquinas e equipamentos, a oferta de recursos humanos altamente qualificados e o aumento do número de projetos cooperativos desenvolvidos entre universidade e empresas do setor de bens de capital. “Tudo isso deve ampliar a atuação do EMC tanto na formação de profissionais quanto no desenvolvimento de soluções tecnológicas para a inovação de produtos e processos”, conclui Boehs.
Os dirigentes do Departamento e do Centro Tecnológico da UFSC buscam o financiamento do projeto junto a empresas parceiras e a órgãos de fomento como Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc).
Além de Bohes, participarão da reunião com empresários na Fiesc o diretor do Centro Tecnológico da UFSC, professor Júlio Felipe Szeremeta, o superintendente da Fundação Certi, professor Carlos Alberto Schneider, e os professores do EMC, Aloísio Nelmo Klein e Júlio César Passos.
Fonte: Núcleo de Comunicação do CTC/ Por Débora Horn