Pró-reitores lançam abaixo-assinado para evitar o caos na ciência e tecnologia de Santa Catarina

09/03/2007 11:14

O Fórum de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação – FOPROP SC – lançou um abaixo-assinado eletrônico para que o Governo do Estado de Santa Catarina cumpra a determinação constitucional de aplicação dos recursos na área de Ciência,Tecnologia & Inovação e que o repasse desses recursos à FAPESC (Fundação de Apoio à Pesquisa de Santa Catarina) seja feito em duodécimos, como previsto por lei.

“As conseqüências do não cumprimento da legislação podem ser desastrosas para o sistema de CT&I em SC, algumas de curto, outras de longo prazo”, afirma a professora Profa. Thereza C. M. de Lima, Pró-reitora de Pesquisa da UFSC. Ela cita, por exemplo, que vários editais com volume substancial de recursos governamentais, muitos envolvendo a interação universidade-empresa nas áreas da política industrial (medicamentos, softwares, bens de serviço etc…), e que busca estimular a inovação no país, vão ser afetados.

Segundo a pró-reitora da UFSC, eles dependem de um aporte de recursos estaduais, em geral na proporção de 2:1 na região Sul (o governo federal aporta o dobro que o estadual, desde que este garanta recursos). “Se não tivermos estes recursos, via FAPESC, não teremos nem chance de pleitear os recursos disponíveis nacionalmente”, observa Lima.

Thereza lembra ainda que a UFSC é líder em pesquisa no estado, mas há áreas mais novas do conhecimento que necessitam recursos para serem implantadas, além da manutenção das já consolidadas, assim como ocorre na maioria das outras IES do estado, cuja história e tradição em pesquisa é muito mais recente. “Tivemos há quase 10 anos o 1o. Plano Sul de Pesquisa e Pós-graduação, que, numa iniciativa conjunta CNPq, CAPES e Funcitec, à época, alavancou vários setores e instituições em SC”.

Ela acrescenta que se o sistema de C&T em SC não tinha credibilidade no seu início,conquistou-a duramente graças à ação de pessoas que compreendem sua importância para o desenvolvimento econômico e bem-estar social, como o professor Antonio Diomário de Queiroz, na FAPESC.

Segue abaixo a íntegra do abaixo-assinado que pode ser acessado no site: http://www.dep.ufsc.br/petition

“Crescer requer empenho em ciência e tecnologia. A força da economia de SC é resultado de décadas de investimento público em pesquisa e educação, e pode vir a sucumbir diante da falta de investimento do Estado em Ciência,Tecnologia & Inovação. Por esta razão, conclamamos que o Governo do Estado de Santa Catarina cumpra a determinação constitucional de aplicação dos recursos na área de Ciência,Tecnologia & Inovação e que o repasse desses recursos à FAPESC (Fundação de Apoi à Pesquisa de Santa Catarina) sejam feitos em duodécimos, como previsto por lei, para que nosso Estado possa garantir o bem-estar das futuras gerações. Coloque seu nome no abaixo-assinado para que possamos entregá-lo ao Governo do Estado. Envie a todos os que possam ajudar assinando eletronicamente.

Quanto maior o número de assinaturas, maior será nossa força! http://www.dep.ufsc.br/petition

Ao assinar, uma mensagem será enviada ao seu endereço de e-mail solicitando a confirmação da ‘assinatura’do abaixo-assinado e, só após esta confirmação, seu nome será incluído no documento que será levado ao governo do Estado de SC”.

Atenciosamente,

Profa. Thereza C. M. de Lima

Pró-reitora de Pesquisa da UFSC

Representante do Fórum de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação de SC

Contatos com a Pró-Reitora Thereza C.M. de Lima pelos fones (48)3721-6012 ou 9963-7072.