Livro mostra o Parlamento como espaço de negociação em causa própria
Eleições a tordo e à direita, esquerdistas convertidos em neoliberais, Hugo Chavez, Evo Morales, Lula. A América Latina parece estar passando por uma ebulição cada vez mais crescente, um contexto que traz de volta a crítica à democracia representativa formal e serve de pano de fundo para o livro “A democracia com pés de barro – O diagnóstico de uma crise que mina as estruturas do Estado de Direito”, publicado pela Editora da Universidade Federal de Pernambuco, com lançamento marcado para hoje,às 19 horas, no Auditório do Centro Sócio-Econômico da UFSC.
Professor do Departamento de Filosofia da UFPE, Vieira trabalhou na UFSC durante muitos anos, e agora destila sua pesquisa apontando para a diferença entre o significado de Política e Estado, entre “vontade geral” e “vontade de todos”, entre Democracia e Estado de Direito.
“É uma obra que revela profunda atualidade porque tematiza a vida política latino-americana com uma originalidade raramente vista nos meios intelectuais de esquerda e de direita”, diz Rosálvio Schütz, doutor em Filosofia pela Universidade de Kassel, Alemanha. “O livro é uma ‘ducha de água fria’ naqueles que vêem no Estado de Direito a expressão mais completa da democracia, e um ‘abrir de olhos’ para aqueles que, de tanto indignarem-se, já caíram na resignação”, completa Schütz.
Vieira faz um resumo da ópera: Parlamento é apenas um espaço de negociação de interesses privados e não a expressão dos interesses públicos, em defesa dos quais aquele geralmente se apresenta. Recorrendo a pesos-pesados como Locke, Hobbes, Montesquieu, Kalsen, Hayek e Schmitt, o autor mostra como o espaço político foi progressivamente perdendo sua autonomia e sendo atrelado a uma ordem abstrata, cada vez mais vinculada à “ordem espontânea do mercado”.
Luiz Vicente Vieira é também autor de A Democracia em Rousseau: a recusa dos pressupostos liberais e Os movimentos sociais e o espaço autônomo do “Político”: o resgate de um conceito a partir de Rousseau e Carl Schmitt, dois livros publicados pela Edipucrs.
Mais informações com Luiz Vicente Vieira pelo fone (48) 3333-9268, e-mail: lvvieira@hotmail.com